Dori Prata 7 anos atrás
Depois de uma longa espera e muita expectativa, os dispositivos de realidade virtual já estão entre nós, mas como o preço e o equipamento necessário para aproveitarmos a tecnologia está longe do que muitos gostariam ou poderiam pagar, os HMDs ainda são um sonho de consumo para a maioria — e deverão continuar sendo por um tempo.
O número exato de Oculus Rift que foram vendidos não é conhecido, mas mesmo com a chegada do aparelho nas lojas físicas, o CEO da CCP Games afirmou em uma entrevista que ainda deverá demorar bastante até que um número alto de pessoas tenha acesso a tecnologia.
“É um plano de 10 anos. Temos a visão de que os primeiros cinco anos serão bem lentos e serão bastante caóticos, que muitas coisas irão mudar e muitas irão falhar. Mas nos cinco anos seguintes, então veremos uma rápida expansão como nunca vimos anteriormente. Mas levará cinco anos a partir de agora para as coisas começarem a se resolver.”
Hilmar Pétursson disse que sua empresa já esperava que neste primeiro momento não veríamos a venda de uma grande quantidade de hardware e sua opinião é interessante, pois a CCP é uma das desenvolvedoras que mais tem apostado na realidade virtual, com o Eve: Valkyrie sendo apontado como um dos principais destaques do Rift.
Quem também não parece estar com muita pressa de alcançar um grande público com a realidade virtual é o pessoal da Aldin Dynamics, estúdio islandês que vem desenvolvendo títulos desde as primeiras versões do Oculus Rift e cuja ideologia tem sido preparar-se para o pior, já que este é um mercado arriscado e todos que decidirem entrar nele deverão entender isso.
O CEO da desenvolvedora, Hrafn Thorisson, também defendeu que deverá levar uns cinco anos até que os dispositivos de realidade virtual estejam numa quantidade tão grande de casas que torne a criação para eles algo mais seguro, mas mesmo acreditando que a tecnologia conseguirá ter um impacto muito grande na história da ciência da computação, demorará um pouco para isso acontecer.
Portanto, pode ficar tranquilo, você não será o único a continuar sonhando por mais alguns anos com a compra de um HMD.