Meio Bit » Arquivo » Cultura » Veja esta engenhoca transformar 2.000 bolinhas em música

Veja esta engenhoca transformar 2.000 bolinhas em música

Engenharia + Música = OMG! Conheça a Wintergatan, a sensacional máquina musical que transforma 2 mil bolinhas em melodias de primeira

8 anos atrás

wintergatan-001

Muita gente se engana quando pensa que não há ciência na música. Pelo contrário, seus princípios andam de mãos dadas com a base da matemática. Todo mundo que teve uma infância decente aprendeu isso não na sala de aula, mas com o Pato Donald.

Há muito de geometria, física e engenharia na música. E lógica também, uma das bases da programação e da TI. Não fosse por essa semelhança não teríamos aqueles magníficos órgãos de igreja que funcionam com fitas perfuradas.

Agora temos mais uma prova de que um músico, no sentido mais roots da palavra quando de posse das ferramentas certas e de conhecimento é capaz de fazer música de qualquer coisa. O Wintergatan é um projeto fabuloso, é basicamente uma caixinha musical que funciona à manivela, desenvolvida graças aos conhecimentos de engenharia de seu criador, o músico sueco Martin Molin. Suas dimensões entretanto impressionam: ela possui 3.000 peças e faz uso de 2.000 bolinhas que vão caindo nos diversos instrumentos dispostos, de um xilofone a pratos e um baixo — Molin só faz as notações com a mão direita enquanto mantém a máquina funcionando com a esquerda.

A Wintergatan é “programável” e ajustável durante o uso, em teoria ela pode executar qualquer canção desde que haja tempo necessário para arranjar as posições das engrenagens. Outros ajustes com interrupção e mudança de tons podem ser feitos em tempo real, no vídeo ele salta de mi menor para dó maior com facilidade.

Wintergatan - Marble Machine (music instrument using 2000 marbles)

Molin diz que o projeto, antes previsto para consumir dois meses levou catorze para ser concluído, mas os resultados surpreendem. Todo o processo de criação da máquina está inclusive muito bem documentado.

Eu estou perplexo. A Wintergatan é uma prova que com tempo, dedicação e claro, conhecimento é possível tirar música das coisas mais improváveis, até mesmo de uma traquitana que mais parece uma Máquina de Rube Goldberg. Eu adoraria vê-la de perto funcionando.

relacionados


Comentários