Ricardo Bicalho 14 anos atrás
O Microsoft Model-View-Controller (MVC) é uma das formas de se publicar aplicativos web usando a .Net Framework. O código estava disponível para download e também era gratuito, mas a licença compartilhava o código sem legalizar um trabalho derivado, por exemplo.
Se alguma empresa quisesse pegar essa base de código, incluir mudanças e melhorias para clientes e vendê-la, não poderia. Pois isso mudou. Foi anunciado hoje por Scott Guthrie que o ASP.NET MVC 1.0 está licensiado pela Microsoft Public License, aprovada pela Open Source Initiative (OSI).
Isso significa que a equipe do Miguel de Icaza, por exemplo, poderá usar a mesma base de código para fazer com que o MVC rode no Linux. Mas ele está livre para fazer um fork, por exemplo.
O Scott Hanselman dá outras dicas de tecnologias Microsoft sob a mesma licença: IronPython, IronRuby, Dynamic Language Runtime (DLR), Managed Extensibility Framework (MEF) e o Silverlight Toolkit (controles para montagem de RIA). Uma nota sobre o Silverlight Toolkit, é que um demo online com os controles disponíveis está disponível aqui.
Sem mais demoras, faça o download. Se preferir, pode criar o ambiente de desenvolvimento inteiro com um único download, chamado Microsoft Web Platform.
Ainda que desenvolvimento .Net não seja sua praia, pode-se usar o código para simples aprendizado. E sinceramente espero que a Microsoft continue abrindo o código de suas tecnologias até que isso deixe de ser notícia. Para os desenvolvedores, isso significa que não é preciso usar reflexão para descobrir chamadas e APIs escondidas e há um código de referência disponível.
Eu sou do tempo que executivo da MS dizia que software livre é um câncer, então, perdoem a surpresa quando escrevo um post como esse.