Ronaldo Gogoni 7 anos atrás
A Microsoft liberou o beta público da Cortana no fim de agosto, para dar um gostinho a todos os angloparlantes (quando ela chega por aqui? Vai demorar…) do que pretende realizar com sua assistente virtual. O mais legal é que a empresa habilitou o recurso de voz, com um "hey Cortana" você poderia chamá-la para executar qualquer comando, assim como o “Ok Google” nativo do robozinho.
Só que por algum motivo não especificado o feature estava causando uma série de bugs relacionados ao microfone, e a Microsoft decidiu por bem cortá-lo fora na mais recente atualização do app.
Basicamente, o comando de voz da Cortana estava entrando em conflito com o voice search nativo do robozinho e estava fazendo com que os microfones dos Androids parassem de funcionar. Isso estava prejudicando qualquer coisa que precise dele, como fazer ligações (não que alguém use…). Em suma, a Cortana e o Google Now começaram a bater cabeça para decidir quem domina o palco.
Se livrar do problema é até fácil, basta o usuário abrir as configurações da Cortana e desativar o comando de voz, mas como a Microsoft julgou que não seria capaz de comunicar a todos os que enfrentaram problemas, ela decidiu por si só capar o recurso na atualização mais recente do app. Agora a intrépida IA que tem um spartan como sidekick está surda, ao menos no Android.
Pensando bem isso era passível de acontecer. A Cortana já não conta com recurso de comando de voz no iOS por causa da Siri, a Apple não tem a intenção de deixar uma aplicação de terceiros, mesmo de um parceiro importante como a Microsoft suplantar funções nativas. O Google tardiamente deve ter percebido o mesmo, dar à assistente de Redmond acesso ao microfone poderia enfraquecer o Google Now, que em termos de personalidade é a mais fraca das três, não é sociável at all (pior está fazendo o Facebook, mas divago). Pode ser que o "hey Cortana" volte ao Android mas sinceramente, eu não apostaria minhas fichas nisso.
Fontes: WinBeta e VentureBeat.