Nick Ellis 7 anos atrás
Mark Zuckerberg e Priscilla Chan aproveitaram o nascimento da sua filha Max para anunciar a criação da iniciativa Chan Zuckerberg, que pretende se juntar a fundação de Bill e Melinda Gates para ajudar a humanidade a atingir seu verdadeiro potencial, cuidando inicialmente do combate a doenças, além da missão de “conectar pessoas e construir comunidades fortes”, ou seja, instalar o Facebook nos (poucos) lugares onde ele ainda não chegou.
Para tanto, Mark e Priscilla prometeram investir 99% de suas ações do Facebook na iniciativa, mas como ele mesmo diz na carta publicada na nova ferramenta do site, o projeto é pensado a longo prazo, para os próximos “25, 50 ou até 100 anos”, ou seja, as doações serão feitas ao longo de suas vidas.
A meta da iniciativa Chan Zuckerberg é conectar os 4 bilhões de pessoas que ainda estão offline no mundo, e apesar de Mark falar em “internet” quando quer dizer “Facebook”, o movimento para conectar estes esquecidos pode realmente ajudar a reduzir as desigualdades do mundo.
Mark também dedica parte da sua carta para falar sobre novas possibilidades de ensino personalizado, ensino remoto e “melhores ferramentas e dados” para professores, levando as oportunidades de uma boa educação para todos. Em um vídeo na página da iniciativa, Mark e Priscilla contam os motivos pelos quais decidiram criar o projeto.
Li em muitos sites por aí que Mark está doando todo o seu dinheiro para caridade, mas além de ignorarem a parte do longo prazo, também é bom lembrar que como gestor da iniciativa Chan Zuckerberg, ele na prática vai continuar a controlar suas ações do Facebook. Zuck conta na carta que também não pretende se afastar de suas funções no Facebook tão cedo, o que aliás é ótimo para os investidores. Em um relatório enviado ao SEC (Securities and Exchange Commission), órgão que é o equivalente a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nos Estados Unidos, Zuckerberg se compromete a não doar mais do que US$ 1 bilhão pelos próximos três anos.
Para encerrar, Mark Zuckerberg e Priscilla Chan estão de parabéns, pois aprenderam muito bem a lição do tio Bill Gates: se você puder tornar o mundo um lugar melhor para todos, também irá aumentar o público do seu próprio negócio. A humanidade agradece a iniciativa. Ah, e seja muito bem-vinda, Max Chan Zuckerberg!