Meio Bit » Arquivo » Ciência » Atlas V — lançamento rotineiro, um vídeo incomum

Atlas V — lançamento rotineiro, um vídeo incomum

“ULA lançou um foguete, quero ver ULA lançar”. É, não dá trocadilho, a não ser que você seja fanho, mas o vídeo continua lindo. Um Atlas V levando um satélite GPS subiu hoje, e a United Launch Alliance foi gentil em documentar direitinho, para o deleito dos amantes de Space Pron. (rocket pr0n é mais específico mas vai que chama atenção do Kid Bengala)

8 anos atrás

20151031-shockwave-940x400

Hoje subiu um Atlas V levando o satélite GPS 2F-11, para alegria dos mísseis de cruzeiro e dos 3 motoristas de táxi do Rio de Janeiro que usam GPS.

Embora um lançamento que envolva dezenas de milhões de dólares e anos de preparo não possa ser chamado de rotina, foi o 3º em um mês para a United Launch Alliance. Mesmo com essa rotatividade digna de um lupanar eles ainda se entusiasmam, o próprio CEO da empresa dá pulinhos no Twitter quando tudo dá certo.

Ele inclusive compartilhou o vídeo abaixo, com um resumo do lançamento. Foi feito com um cuidado especial, há ângulos ali bem incomuns. Vale destacar os motores, que apesar daquela briga de galinhas bêbadas diplomáticas, continuam sendo os bons e velhos RD-180 soviéticos, criados para uso em ICBMs mas revendidos para os imperialistas ianques capitalistas pois vodca custa dinheiro.

SpaceFlight Insider - Official Page — ULA Atlas V GPS IIF 11 Launch Highlights

relacionados


Comentários