Carlos Cardoso 7 anos atrás
Farei uma previsão, e nem no estilo Jucelino da Luz, é a sério: você lerá aqui, em um futuro não muito distante um post ilustrado com uma lambretinha chata e o título “Eu te disse! Eu te disse!”. Nele falarei sobre como um pedaço de lixo espacial matou um sujeito, no Cazaquistão ou na China, provavelmente.
E não terá sido por falta de aviso. Não é de hoje que todo mundo alerta para esse problema; bases de lançamento em regiões que estão deixando de ser remotas, tanto pela chegada de humanos como com o aumento da potência dos foguetes.
Somente uma parte ínfima dos foguetes chega ao espaço, o resto cai de volta na Terra, isso significa toneladas de motores, fuselagens, tanques de combustível e GoPros, principalmente GoPros.
A única coisa que impediu até hoje essas coisas de caírem em cima de um vivente foi a estatística. Desta vez os sortudos foram os moradores de uma cidadezinha chamada Yuanxi, na província de Jiangxi (sim, claro que na China, achou que fosse no Acre?).
Dia 15 a China lançou o satélite APSTAR-9, usando um foguete Longa Marcha 3B, foi um belo e perfeito lançamento noturno, como costuma acontecer quando não estão levando satélites zicados brasileiros. Veja esta bela filmagem do lançamento, feita por alguém em local não-autorizado, perto demais:
A má-notícia é que a carenagem do foguete, com 10,3 m × 4,5 m e algumas toneladas caiu na tal vila, interrompendo as linhas de energia.
Deram sorte? Sim, de novo. Um dia acaba.
A nota divertida é que não é só aqui que temos jornaleiros, no South China Morning Post um sujeito claramente incapacitado para escrever sobre ciência especula em seu artigo:
“Não está claro o que aconteceu durante o lançamento que fez com que os destroços se soltassem, mas a reportagem publicada no Diário do Povo diz que o lançamento foi bem-sucedido”
O que fez com que os “destroços” se soltassem? As cargas pirotécnicas que detonaram na ordem e no momento corretos. Veja um teste com a Orion:
O que fez os destroços caírem? Este cara aqui.
Dada a relação do governo chinês com a imprensa, esse cidadão que falou mal do programa espacial deles sem conhecimento de causa vai passar algum tempo em um campo de reeducação. Espero que tenha aulas de engenharia aeroespacial.