Meio Bit » Arquivo » Cultura » GE quer revolucionar a internet com tecnologia de 100 anos atrás, e pode conseguir

GE quer revolucionar a internet com tecnologia de 100 anos atrás, e pode conseguir

No meio a tantas séries novas, vem mais uma, The Message, mas num formato inusitado. A GE anunciou um podcast em 8 partes onde uma personagem tenta decodificar um sinal alienígena com mais de 70 anos de idade (será Hitler?). Pode ser que saia algo muito bom disso, vale conferir.

8 anos atrás

orson-welles-radio

[trilha indicada para ler este post — Radio Gaga, do Queen]

Eu sei que a molecada hoje em dia acha difícil de acreditar mas houve uma época que pessoas não voavam, nem no cinema, e a televisão era uma caixa que mostrava pessoas dentro de uma caixa ligeiramente maior. Indo além, houve uma época em que nem televisão existia, mas já tínhamos heróis, aventuras, terras distantes.

Como? Pela magia do rádio.

Como explicar o que é rádio? Imagine um podcast, mas sem você ter que se preocupar com feeds, consumo de banda, assinaturas, leituras de e-mails e o Marco Gomes.

Obras de ficção eram escritas e adaptadas para o rádio, uma espécie de audiobook mas melhor, pois tinham vários atores, uma equipe de efeitos sonoros ao vivo. Na excelente Agente Carter esses seriados de aventura no rádio foram lindamente homenageados, mas agora vão voltar, nas mãos de uma empresa de tecnologia mais antiga do que eles, a General Electric.

Eles produziram The Message, uma história de ficção científica que seria o podcast de uma sujeita obcecada com uma mensagem alienígena que permaneceu indecifrável por 70 anos. Nicky Tomalin trabalha para um Think Tank chamado Cypher, é especialista em linguística e tem um blog.

Cada um dos oito episódios terá de 40 a 60 minutos, onde acompanharemos o mistério, que tem uma pegada de Sci-Fi Hard, com uso de tecnologia real e pelo visto, ciência. O Diretor de Criação Global da GE, Andy Goldberg fez questão de explicar que não há nenhum produto sendo vendido e o podcast não terá comerciais, a tecnologia da GE será incorporada na trama de forma natural.

Isso pode ser muito legal ou muito ruim. O formato dos podcasts é muito limitado em relação ao rádio, o que nem é culpa deles, o rádio teve mais de 100 anos para evoluir, o podcast está tendo que reinventar um formato, com o dificultador de ser criado por uma geração que nunca escutou rádio AM.

A GE por sua vez tem know-how, além de reatores nucleares e lâmpadas eles tiveram nos Anos 50 o General Electric Theater, um programa que durou 10 temporadas, com 302 episódios onde livros, peças, novelas e contos eram adaptados para 30 minutos na TV e no rádio, apresentados por Ronald Reagan. Sim, Ronald Reagan, o ator!

GEreports — GE Theater Introduction

O Podcast será lançado dia 4, aqui no site oficial você acha o link pra assinar no iTunes.

Fonte: TechTimes.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários