Meio Bit » Arquivo » Mobile » Quase um ano depois, Lollipop está presente em apenas 21% dos aparelhos Android

Quase um ano depois, Lollipop está presente em apenas 21% dos aparelhos Android

Google não consegue reverter a fragmentação: quase um ano depois do lançamento do Android Lollipop, sistema roda em apenas 21% dos aparelhos no mercado

8 anos e meio atrás

android-lollipop

O Android é sem dúvida o sistema operacional mobile mais utilizado no mundo. No Brasil ele responde por quase 90% do mercado seguido por Windows Phone e iOS, nessa ordem. Só que diferente de seus concorrentes o Google não consegue reverter um problema que ela própria permitiu se instalar ao ceder para as fabricantes e operadoras: a fragmentação da plataforma.

Mountain View bem que tentou nos últimos anos forçar os parceiros a adotarem sempre a versão mais nova do robozinho em seus lançamentos, mas isso é igual dar murro em ponta de faca. Os números mais recentes provam isso: lançado no dia 10 de outubro de 2014, o Android 5.x Lollipop só está presente em 21% dos aparelhos ativos.

A culpa recai única e exclusivamente sobre o próprio Google: diferente de Apple e Microsoft que não quiseram negociar e empurram os updates para seus dispositivos passando por cima de todo mundo (desde que o hardware suporte), a gigante das buscas preferiu fechar acordos com os fabricantes parceiros e as operadoras de telefonia móvel, permitindo que elas customizassem o sistema a seu bel prazer. O resultado, além de diversas interfaces que mais atrapalham do que ajudam (estou olhando para você, TouchWiz) é o atraso em liberar atualizações, isso quando os modelos são agraciados com elas. Não são raras as vezes em que dispositivos já nascem defasados e não recebem updates.

O Google tenta desde 2013 forçar a barra para que os parceiros adotem sempre a versão mais nova do Android. O 4.4 KitKat foi desenvolvido para rodar liso em smartphones com até 512 MB de RAM. A empresa também tentou forçar a barra para que a fragmentação diminuísse. Nada disso deu certo.

O resultado é o que vemos hoje, com o mercado de Androids dividido entre diversas versões. Os números revelados recentemente pelo Android Developers mostram que mesmo quase um ano depois o Lollipop só roda em 21% dos aparelhos ativos, sendo apenas 5,1% referente à versão 5.1.

android-versions

O líder ainda é o KitKat, presente em 39,2%. Logo atrás vem sem muita surpresa o 4.x Jelly Bean, com 29,8% dividido entre suas três versões. Surpreendentemente o 2.3.x Gingerbread ainda funciona em 4,1% dos smartphones e tablets, superando o 4.0.x Ice Cream Sandwich (3,7%). E alguém explica o que diabos o Froyo, lançado em 2010 ainda faz na lista?

De fato, desfragmentar o Android é uma bela utopia. Android 6.0 Marshmallow, que será lançado em breve dificilmente conseguirá reverter essa situação criada pelo próprio Google. Paciência.

Fonte: Android Developers.

relacionados


Comentários