Meio Bit » Arquivo » Software » Moonshine - Windows Media no Linux, sem complicação

Moonshine - Windows Media no Linux, sem complicação

15 anos atrás

Hoje em dia vídeo online é essencialmente Flash, com uma parte migrando para Silverlight, mas alguns grandes sites ainda insistem em usar Windows Media, o que é um saco, mesmo para quem roda Windows. Aqueles players mesclados com o browser nunca funcionam direito.

No caso do Linux então, babau. É preciso uma série de gambiarras, além de conseguir os CODECs proprietários por vias tortuosas. Eu sou contra, como fui contra a criação de drivers para Winmodems. Acho um abuso gastar tempo e expertise de desenvolvedores para suprir uma necessidade artificial, de produtores preguiçosos que não querem criar um modem de verdade, ou um vídeo online de verdade.

Infelizmente eu não sou dono do mundo (ainda) e as pessoas precisam usar seus modems como precisam assistir seus vídeos.

O Moonshine é uma alternativa que está sendo bem elogiada. Um plugin para o Firefox Linux escrito em C, Javascript, XAML e XUL, funciona como uma aplicação Silverlight que intercepta os vídeos que originalmente chamariam o (toc toc toc) Windows Media Player na página, aciona um player silverlight (Moonlight, no caso) e tudo funciona, de forma transparente.

Não é preciso baixar codecs, ele cuida disso, baixando os licenciados para o Moonlight.

Para o pessoal do Linux é mais uma opção, enquanto esperam, junto com o resto do mundo, o fim dos sites com conteúdo em formatos chatos feios e bobos.

O Moonshine é OpenSource, bla bla bla, o de sempre, pode ser baixado do site do projeto.

Fonte: Ars Technica

relacionados


Comentários