Dori Prata 7 anos e meio atrás
Uma das coisas relacionadas a games que mais me fascina é a habilidade de algumas pessoas de encará-los de maneiras bem diferentes das que foram projetados e neste sentido alguns RPGs se destacam, dando tamanha liberdade que os jogadores os vivenciam de maneiras que talvez nem os seus criadores poderiam imaginar.
Um belo exemplo disso foi a missão que um sujeito conhecido apenas como Jon resolveu encarar e que para muitos seria impossível de ser concluída: terminar o Fallout: New Vegas não apenas sem morrer, mas sem utilizar qualquer tipo de item que pudesse recuperar sua energia. Eis que um ano após dar início ao projeto, a saga chegou ao fim.
Com o sugestivo nome de “You Only Live Once” a aventura percorre toda a campanha principal, assim como três das quatro expansões lançadas para o jogo e consumiu 45 semanas de sua vida, com pequenos hiatos apenas durante as festas de fim de ano ou quando o rapaz ficou doente (será que na vida real o uso de remédios era permitido?).
Para atingir este hercúleo resultado, cada movimento dado por Jon foi friamente calculado, fosse utilizando respostas pacifistas nos diálogos ou valendo-se do sistema de facções proposto pelo título para evitar situações que seriam muito perigosas, fazendo por exemplo com que alguns grupos lutassem em seu lugar.
Embora a façanha de Jon seja algo que dificilmente outra pessoas se arriscará a atingir, ela é brilhante não por provar sua perseverança ou conhecimento do jogo, mas por mostrar que um título como o Fallout: New Vegas pode ser aproveitado das mais variadas formas, algo que deveria ser a essência de qualquer jogo eletrônico, especialmente um desse estilo.
Many A True Nerd — Fallout New Vegas: You Only Live Once - Part 45 - The End
Fonte: Tech Times.