Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Os passarinhos irascíveis fizeram de novo. Após muitos anos e diversos spin offs, Angry Birds 2 chegou e fez muito sucesso entre os usuários de dispositivos mobile. Em 12 horas ele foi baixado 1 milhão de vezes e agora, uma semana depois atingiu a marca de 20 milhões de downloads.
Só que nem tudo é festa, muita gente não gostou nada do novo formato do game. E se você pensou em freemium, acertou.
Os números são suculentos para o Rovio: o game se tornou o mais baixado das plataformas iOS e Android, e o app líder de download nas plataformas iPhone e iPad em mais de 100 países. Estatísticas do estúdio finlandês apontam que mais de 1,4 bilhão de passarinhos já foram arremessados pelos jogadores. Os desenvolvedores comemoram o fato de que Angry Birds 2 está ajudando a recuperar o sucesso da marca, que teria se diluído após diversos lançamentos da franquia que eram muito “mais do mesmo”, salvo exceções como a versão RPG, o game de corrida e o crossover com Transformers.
Entretanto há problemas. A Rovio, depois de seis anos se valendo de uma fórmula onde o jogador pagava apenas por coisas extras que não influíam muito no jogo, vem desde os títulos acima mencionados experimentando com novas formas de monetização, inclusive limitando o jogador a um número pré-estabelecido de tentativas. Isso infelizmente foi migrado para o novo título, que ficou muito parecido com games como Candy Crush Saga: não só um pay-to-win, mas um pay-to-play.
Assim sendo, o jogador tem um limite de cinco vidas por fase, e ao fim delas é preciso comprar mais usando as gemas que você recebe no jogo. Claro, como é normal nesse formato há a opção de adquirir mais gemas utilizando dinheiro de verdade, e os preços… bem…
Caso não queira abrir a carteira, o jogador terá que esperar 30 minutos para tentar de novo. E a necessidade das gemas aumenta de acordo com a dificuldade dos níveis.
Claro que a Rovio não está forçando ninguém a gastar dinheiro no game, mas ainda assim é um tanto chato ver que a jogabilidade foi deixada de lado a fim de tentar arrancar mais dinheiro do jogador. A maioria dos jogos mobile hoje são assim, mas pensava-se que Angry Birds 2 seria livre disso. Não é o caso.
Fonte: Rovio.