Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter vai passar a apagar mensagens plagiadas

Twitter vai passar a apagar mensagens plagiadas

A partir de agora, contas que plagiam mensagens de outros serão interceptadas pelo Twitter; ação visa proteger conteúdo com direitos autorais

9 anos atrás

twitter

Você já deve ter passado por algo assim: ter pensado numa frase ou numa piada super legal, postar numa rede social e mais do que depressa ver ela ser roubada por algum engraçadinho, seja manualmente ou através daqueles perfis de spam chatos pra burro.

Entretanto, no que depender do Twitter tal prática está com os dias contados. Ou ao menos para quem pode reclamar direitos sobre o que tuita.

O passarinho azul passou na última semana a interceptar contas que vivem de roubas tweets alheios, se baseando na infame DMCA como justificativa. A ação se concentra a princípio em deletar principalmente piadas afanadas de autores que podem se valer da lei para apagar as mensagens, portanto não espere que o Twitter irá dar muita atenção à sua piada de gatos afanada ao menos neste primeiro momento.

A ação foi percebida quando uma piada publicada pela escritora norte-americana Olga Lexell (sua conta agora é privada) foi copiada em massa por inúmeros perfis, a maioria de spam. Ao perceber isso a autora entrou com um pedido no Twitter para que o mesmo deletasse os tweets copiados se utilizando da DMCA. Ela própria explicou que usa o Twitter para testar suas piadas e que depende da rede social para ganhar dinheiro, por isso não pode permitir que outros roubem seu trabalho.

"Eu apenas expliquei ao Twitter que como escritora freelancer, eu vivo de minhas piadas (e testo algumas delas em meus tweets). Então disse que minhas piadas são propriedade intelectual e que os usuários em questão não têm permissão para repostá-las sem me darem créditos."

Lexell diz que a rede social não pede dados adicionais e apaga as mensagens em alguns dias.

O Twitter, assim como outras redes sociais anda de mãos dadas com a indústria do copyright, tomando ações para derrubar postagens que contenham links, vídeos ou imagens que contenham conteúdo com direitos autorais. Porém esta é a primeira vez que o próprio conteúdo da mensagem é tratado como uma IP pela rede. É diferente de ações como a da GoPro ou do Sunday Times, que tentaram se valer da DMCA para derrubar críticas dos usuários.

Claro que a ação do Twitter ficará mais restrita a usuários que podem se valer da lei para deletar as cópias de seus tweets, mas é legal ver que ao menos a rede social está se coçando para combater roubo de mensagens principalmente de contas de spam.

Fonte: Twitter.

relacionados


Comentários