Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
A EVO 2015 é um torneio interessante para muita gente. Para alguns é divertido acompanhar os campeonatos de diversos títulos, onde jogadores se digladiam ferozmente por somas vultuosas de dinheiro e contratos com fabricantes de periféricos, tais como Mad Catz e Razer — essas que possuem seus próprios lutadores como garotos-propaganda.
Para outros é o fim de semana que os ávidos por jogos de luta aguardam por novidades a respeito dos futuros títulos, e uma que nunca falha em trazer informações fresquinhas é a Capcom: como o assunto agora é Street Fighter V todos sabiam que anúncios seriam feitos. E a companhia japonesa trouxe uma série deles para o game que será lançado em 2016 para PC e PS4.
A primeira informação que a Capcom divulgou não foi lá muito animadora: Street Fighter V será um lançamento a princípio somente em disco, portanto se você esperava adquiri-lo pela PSN ou Steam no Dia 1 pode tirar o bisão da chuva. Quem realizou o pre-order a fim de aproveitar o período beta terá que esperar na fila, enquanto todos os que adquirirem o game na forma física se divertem.
Já a outra leva de novidades se mostrou uma surpresa, se considerarmos o modus operandi da Capcom com a série desde sempre: o título não terá nenhuma variante Super, Ultra, Hyper, Turbo ou coisa que o valha, será Street Fighter V para todo o sempre. Pela primeira vez a empresa decidiu não mais lançar expansões do game em mídia física ou como grandes add-ons pagos e mais, toda e qualquer adição que será feita no decorrer da vida útil do título poderá ser desbloqueada gratuitamente pelo jogador.
Como a Capcom vai proceder: primeiro, ajustes no balanceamento e patches de correções serão obviamente disponibilizados automaticamente. Já DLCs propriamente ditos, como personagens extras ou conteúdo similar poderá ser adquirido jogando o game, mas há uma pegadinha (como sempre); a Capcom vai introduzir duas moedas virtuais no game, Fight Money e Zenny. Jogar os modos de SFV serão revertidas em Fight Money, que o jogador usará para comprar as adições. Já o Zenny é uma moeda premium, que pode ser adquirida (sem muita surpresa) gastando dinheiro de verdade.
Então temos a seguinte situação: os jogadores poderão sim adquirir todos os upgrades e DLCs de Street Fighter V sem ter que enfiar a mão no bolso mas a opção ainda estará lá, e questiono se a Capcom não vai colocar um preço exorbitante nos personagens e demais conteúdos para incentivar o jogador a gastar alguns Zennys ao invés de se matar para conseguir uma boa quantidade de Fight Money (que imagino, será ganho ao vencer os modos ou ganhar lutas online).
Claro que não foi só isso: ontem a Capcom revelou o primeiro lutador completamente novo do game, chamado Necalli. Poderoso e com técnicas de arremesso, a companhia o descreve como um lutador “que possui uma variedade de golpes selvagens de curto alcance, forjados no calor da batalha para causar o máximo de danos em seus oponentes”. Então tá…
Ah, tem trailer:
Street Fighter V: Necalli Reveal Trailer
A Capcom informa que Street Fighter V terá a princípio dezesseis personagens selecionáveis, quatro deles inteiramente inéditos. Com Necalli revelado faltam três. O produtor Yoshinori Ono prometeu revelar maiores informações na Brasil Game Show, inclusive a revelação de um novo personagem (possivelmente Blanka ou um outro brasileiro, se somando ao cenário numa favela carioca já revelado).
Fonte: PS Blog.
Bonus Stage: essa não podia ficar de fora. Quem esteve na EVO 2015 pôde tirar fotos com inúmeros cosplayers presentes, mas um deles — sem que o público desconfiasse — era bem ilustre e inusitado:
Pois é. A atriz Jamie Lee Curtis, foi ao evento com a família como um presente para o filho Thomas de 19 anos, que se formou recentemente. Para evitar o inevitável assédio dos fãs ela conveniente circulou pela feira como Vega, enquanto Thomas fez cosplay de Dee Jay e sua irmã Kelly Curtis se vestiu de Makoto. Já o marido, o também ator Christopher Guest (This is Spinal Tap) preferiu fazer cosplay de Dr. Bosconovich, da série Tekken. Família que faz cosplay unida permanece unida.
Curtis, aos 56 anos não é uma pessoa tão estranha assim a torneios de jogos de luta: ela admitiu que os frequenta com os filhos durante entrevista em janeiro para promover o filme Spare Parts, admitiu que joga Street Fighter regularmente e que tem na Cammy sua personagem favorita.