Emanuel Laguna 8 anos atrás
Hoje (15/07) a Apple Store saiu do ar por um momento pela madrugada (final da manhã no Brasil). Quando retornou, estranhamente mudou os permalinks para Apple Shop e a empresa aproveitou a manutenção para também atualizar a linha de iPods, silenciosamente.
Após três anos sem absolutamente nenhuma mudança brusca no hardware, no máximo introduzindo um modelo mais barato, a Apple aproveitou para abandonar o velho Apple A5 dos iPods Touch. No iOS 8.4 e iTunes 12.2 o aparelho é internamente chamado de “iPod Touch 7” (iPod7,1), mas estamos falando da sexta geração dos iPods Touch.
Por fora, o iPod Touch 6 continua com as mesmas características físicas do iPod Touch 5, mas sem lugar para a alça.
Tela? A mesma de 4 polegadas desde 2012 (resolução 1136 × 640 pixels, 326 PPI).
Touch ID? Não dessa vez: até para manter o custo baixo, a Apple deixou o mesmo botão físico Home. Por dentro do iPod Touch 6 é que sim vieram as alterações bem significativas de hardware.
Processadores? Mesmo sendo concebido como uma versão mais barata do iPhone e sem a função de telefone, o iPod Touch 6 recebeu de cara o processador ARM 64 bits mais recente da empresa, o Apple A8 com clock de 1,1 GHz (290 MHz a menos que o iPhone 6), além do co-processador Apple M8. O SoC deve possuir apenas 1 GB de RAM. Aliás também acho estranho pular do Apple A5 direto para o Apple A8 (o Apple A7 já daria conta), provavelmente alguma atualização futura do Apple Music seria o motivo.
Câmeras? A frontal, Facetime, agora grava em HD. Possui 1,2 Mp e ƒ/2,2. iSight, a câmera principal, traseira, agora possui sensor de 8 megapixels com foco automático e abertura ƒ/2,4.
Até aqui temos basicamente uma versão mini do iPhone 6 mas sem conectividade cellular: no iPod Touch 6 temos apenas Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e o Bluetooth 4.1. Não fosse pela falta de conectividade 4G/LTE e uma tela tão pequena, teríamos algo bem melhor que o LagunaPad, iPad mini 3 do tio Laguna.
Com relação ao iPod Shuffle 4 e iPod Nano 7, nada mudou no hardware, exceto as cores da carcaça metálica/plástica dos aparelhos, que agora acompanham as do iPod Touch 6. Sobre as cores dos aparelhos iPod, de uma maneira geral, desapareceram o verde e o azul claro.
Todos os iPods agora vêm com apenas cinco opções de cores: prata, dourado, cinza espacial, azul e rosa. A sexta cor, vermelho, é exclusiva da Apple Store. E por falar em Apple Store (ou Apple Shop num futuro distante), os preços na civilização se mantiveram praticamente os mesmos. Infelizmente vivemos no mato, então vejamos uma listinha das pechinchas:
iPod Shuffle 4
·
iPod Nano 7
·
iPod Touch 6
·
Cancelei uma viagem recente. Vou comprar dois de cada, então.
Agora sério: a Apple Brasil deve estar bem pessimista com relação à nossa economia, colocando o dólar Apple acima dos 7 reais. Lembrando que nenhum dos aparelhos citados é fabricado no Brasil, todos os iPods são importados.
Com relação a novos aparelhos Apple, o rumor da vez é que não veríamos o lançamento de um iPad Air 3 este ano, mantendo na linha apenas o iPad Air 1 e 2, pois a Apple lançaria em setembro/outubro um iPad Pro e um iPad mini 4. É um rumor até plausível, afinal iPads não são trocados pelas pessoas todos os anos. Em teoria.
Leia também: