Meio Bit » Arquivo » Indústria » Passaralho na Microsoft: diminuindo foco no hardware mobile, 7.800 funcionários são demitidos

Passaralho na Microsoft: diminuindo foco no hardware mobile, 7.800 funcionários são demitidos

Microsoft anuncia demissão de mais 7.800 funcionários, a maioria deles relacionados à divisão mobile. As previsões não são nada otimistas para o Windows Phone.

9 anos atrás

Laguna_MSFT_Nokia_Nadella_Elop

Satya Nadella e Stephen Elop, antigo casal 20 da Microsoft (crédito: Ars Technica)

Microsoft acaba de anunciar que pretender fazer uma reestruturação na área de dispositivos móveis. Traduzindo: ela pretende demitir mais 7.800 funcionários (representam 6% dos atuais 118 mil empregados) e a maioria deles virá da divisão que trabalhava com celulares.

Quando adquiriu a divisão mobile da Nokia por US$ 7,2 bilhões; a Microsoft absorveu 30 mil funcionários. Infelizmente a empresa tem cortado diversos custos desde então e foi demitindo vários deles: pouco menos de um ano depois da aquisição, 12.500 foram procurar emprego em outro lugar.

Satya Nadella, atual CEO, pretende reestruturar a empresa de forma a ter um menor foco no hardware mobile próprio.

Estamos mudando nossa estratégia: em vez de desenvolvermos apenas o negócio de smartphones, queremos também oferecer um belo ecossistema Windows muito além do hardware próprio.
·  
No curto prazo teremos um portfólio mais enxuto e efetivo de aparelhos enquanto reinventaremos a longo prazo o segmento móvel.” — Satya Nadella, no comunicado dirigido aos funcionários

A Microsoft anunciou que o custo de aquisição dos ativos da Nokia Devices and Services (NDS) foi de 7,6 bilhões de dólares; fora os encargos de reestruturação, mais US$ 850 milhões. Infelizmente, o Windows Phone ainda não conseguiu resgatar todo esse custo. Muito pelo contrário: cada celular vendido pela Microsoft (smartphone ou não)prejuízo médio de 12 centavos de dólar.

O tio Laguna espera que os smartphones topo de linha da linha Windows 10 Mobile obtenham sucesso. Só acho um pouco difícil reverter este quadro no curto prazo:

PREVISÃO 2015 DA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DOS SISTEMAS MÓVEIS
Previsão →
Plataforma ↓
Vendas em 2015 (em milhões de unid) Participação de mercado (prevista para 2015) Crescimento anual
Android 1.149,3 79,4% 8,5%
iOS 237,0 16,4% 23,0%
Windows Phone 46,8 3,2% 34,1%
Outros 14,2 1,0% 3,9%
TOTAL: 1.447,3 100,0% 11,3%

·  
Segundo a IDC, a previsão é a de que o Windows Phone permaneça num distante terceiro lugar este ano. E a previsão para 2019 é igualmente pessimista para a divisão mobile da Microsoft. Provavelmente mais demissões virão, infelizmente.

Fonte: The Verge.

Leia também:

relacionados


Comentários