Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft lembra que vende software e volta atrás em upgrades gratuitos do Insider

Microsoft lembra que vende software e volta atrás em upgrades gratuitos do Insider

Nada de almoço grátis: os usuários do programa beta Microsoft Insider não terão um Windows 10 de graça. Eles terão sim um Windows 10 de graça, mas há um porém todavia contudo.

11 anos atrás

windoze2495

Perguntem a seus pais, crianças.

A Microsoft tem um passado complicado. Ela fez muita coisa feia, e nem me refiro ao Microsoft Bob. Em uma das atitudes questionáveis, quando você rodava Windows usando o DR DOS, o clone da Digital Research (e não Doutor DOS, como chamávamos) ao iniciar era exibida uma mensagem de erro. Puro terror psicológico.

Dando um desconto, era Velho Oeste, ninguém era santo, e todas essas empresas estão bem melhores agora, em tempos mais serenos. Mesmo a Microsoft, que era a vilã preferida do Slashdot (não é do seu tempo) hoje tem uma imagem bem positiva, ainda mais com o excelente comando do nosso indiano preferido. 

Agora eles deram uma vacilada. No desejo de parecer simpática a Microsoft tem dado bastante ênfase ao Windows 10, com upgrades gratuitos para todo mundo com Windows 7 e Windows 8.1. Isso é muito, muito legal. Mais legal ainda foi quando saiu a informação que o Windows Insider, o programa de beta do Windows 10, permitiria que os participantes atualizassem para a versão final, autenticada e ativada.

Excelente, ótimas notícias, mas por mais discursos de que são uma empresa de internet, que vendem serviços, etc, o feijão com arroz da Microsoft ainda é software. Lançar uma versão nova de um sistema operacional, atualizando de graça os usuários existentes, vendendo licenças OEM a bem menos que o preço full E ainda por cima dando de graça pra todo mundo que assina o beta é um pouco demais.

A promessa de que usuários do Insider iriam atualizar para a versão final foi alterada. Agora se você atualizar o Windows 10 a cópia não será mais ativada, mas se continuarem usando a versão prerelease ativada, tudo bem.

Ou seja: Windows de graça só sem atualização de versão.

O Ars Technica especula que isso é para segurar a onda de empresas, que teriam nisso um caminho para upgrades a custo zero. Faz sentido.

De qualquer jeito, o simples fato de a internet estar discutindo essa mudança de forma racional mostra o quanto a imagem da Microsoft melhorou. Ainda bem, ninguém sente saudade do tempo em que Balmer vociferava que Linux era coisa de comunista. Se bem que hoje em dia é coisa do WWF…

relacionados


Comentários