Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Como bem sabemos o Windows 10 vai chegar até nós no dia 29 de julho, junto com diversos novos recursos. Um dos que desperta a curiosidade do público é a Cortana, que segundo a Microsoft vai ser uma assistente integrada com desktop e dispositivos móveis, além do Xbox One.
Como a ordem da casa agora é vender serviços e não apenas produtos e plataformas, Cortana estará disponível também para iOS e Android. E no caso do robozinho do Google ela chegará mais rápido, ainda que em fase beta.
Quando o Windows 10 chegar, ele contará com um programa chamado Phone Companion que ajudará a sincronizar seu smartphone com o desktop. Embora a intenção seja disponibilizar todo o conteúdo de seu smartphone em qualquer lugar a Cortana vem de carona, passando a controlar não só o Windows 10 em seu computador como também em seu smartphone, embora com alguns recursos limitados. No caso do Android o controle de voz não será habilitado, se mantendo restrito ao Google Now por razões óbvias.
O Android receberá uma versão beta da Cortana já no próximo mês, para os usuários já irem se adaptando com a integração entre plataformas. O Xbox One também contará com uma versão e receberá o app durante o outono do hemisfério norte, um pouco depois do lançamento do Windows 10. Com isso será possível criar um lembrete no Android e receber uma notificação posterior enquanto você joga, ou está trabalhando no desktop.
A maior parte das funções da Cortana estarão disponíveis: navegação, criação de lembretes, agenda, checagem de voos, etc. O único problema é que nós aqui não poderemos usá-la logo de cara: a Microsoft vai liberar o recurso inicialmente em alguns mercados selecionados, e no caso da versão para Xbox One somente Estados Unidos e Reino Unido serão agraciados num primeiro momento.
A versão para iOS da Cortana só deverá chegar aos iPhones e iPads no fim de 2015.
Fonte: Microsoft.