Meio Bit » Arquivo » Internet » Não tá fácil pra ninguém, Etsy baniu usuárias que pesam o mesmo que um pato

Não tá fácil pra ninguém, Etsy baniu usuárias que pesam o mesmo que um pato

Não que estejam preparando fogueiras já, mas o Etsy, aquela espécie de feira hippie online está fazendo algo muito feio: discriminando wiccas, bruxas e feiticeiras, proibindo a venda de feitiços e poções online.

9 anos atrás

Monty-Python-and-The-Holy-Grail-monty-python-16545668-845-468

Temidas e admiradas desde os tempos antigos, as Filhas de Circe, Adoradoras da Lua vem praticando sua arte nas sombras, nas florestas, escondendo-se das muitas fés do Homem, todas dispostas a erradicá-las, de preferência de forma dramática e dolorosa.

Mesmo nos tempos modernos e céticos de hoje as Wiccas se recusam a desaparecer, celebrando as Forças Elementais da Natureza, conjurando sabedoria de muitos mundos além da percepção humana e… — tá, você já entendeu que eu li Neil Gailman.

O que está acontecendo é simples: o Etsy é a Feira Hippie da Internet, onde você acha de artesanato com garrafa PET a sandália de pneu. De uns tempos pra cá ele foi invadido por… bruxas. Gente que se diz praticante da religião Wicca, que quer faturar um trocado vendendo… feitiços. Você sabe, trazer a pessoa amada em 3 dias, conjurar demônios, criar Horcruxes, essas coisas.

10.10q

O Etsy não gostou, as normas de uso do site são explícitas: você pode vender qualquer lixo, desde que seja um objeto físico. Feitiços são caracterizados como “metafísicos”, isso complica.

Quando a regra era mais frouxa você podia vender o feitiço desde que:

1 — não garantisse resultados;

2 — fornecesse algo tangível comprovando que algo foi feito. Um vídeo do feitiço sendo preparado, uma foto impressa ou algo do gênero.

Agora nem isso mais é permitido.

As bruxas, claro, não gostaram, e contra-atacaram com a arma mais poderosa de seu arsenal metafísico: Uma petição online.

Da mesma forma que bruxaria, macumba, reza braba, promessa pra santo, despacho, sacrifícios de primogênitos, simpatia e homeopatia, o Universo obrou e andou pra petição. As bruxinhas estão ficando sem ter pra onde correr. O eBay já tinha tomado a mesma atitude do Etsy em 2012, sobra agora a Amazon.

vassoura-feiticeira-s-funcionar-para-decoraco-14711-MLB20089519063_052014-F

A pergunta lógica que todo mundo faz é: se são tantas bruxas tão poderosas, por qual motivo não fazem um Imperius, um Avada Kedavra ou algo do gênero e forçam o Etsy a voltar a vender feitiços? Elas mesmas respondem:

Screen_Shot_2015-06-15_at_9.21.00_AM

Isso mesmo, “podemos combinar nossos poderes mas talvez seja algo que aconteceu para nos levar para um lugar melhor”. O bom e velho “Lilith escreve certo em linhas tortas”.

O Etsy diz que esse tipo de venda é predatório e se apóia no desespero alheio, gente que quer se tratar de doenças ou precisa de apoio emocional, e paga por poções do amor, pedras filosofais, etc.

Se por um lado isso soa deliciosamente ridículo em 2015, as bruxinhas reclamam com razão que artefatos religiosos tradicionais não foram banidos, crucifixos, estátuas de Ganesha, Uma Oração de Proteção do Arcanjo Zadkiel custa mais de R$ 50,00. É tão válida e eficiente, garanto, quanto um amuleto wicca pra garantir inteligência e passar em provas.

vemnimimotario

Sim, uma poção para “abundância e riqueza”. Ridículo? Com certeza mas menos mal que "simpatia" pra curar bronquite.

Longe de mim me colocar entre um otário e seu desejo de jogar dinheiro fora, mas o que o Etsy está fazendo É discriminação. Só porque Wicca é uma religião boba, está recebendo tratamento inferior, sendo que há tantas evidências da existência de anjos da guarda quanto da de elementais da natureza. E convenhamos, cobras falantes são coisa séria, fazer uma oferenda para a Lua não é?

Meu maior medo é que essa perseguição do Etsy se estenda a outros panteões e proíbam a venda deste Altar Mjolnir em honra a Thor, o único e verdadeiro Deus, como aprendi em Stargate.

Fonte: The Daily Dot.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários