Meio Bit » Arquivo » Games » Shenmue 3 e o aguardado retorno de uma lenda

Shenmue 3 e o aguardado retorno de uma lenda

Após muitos anos de espera e de boa parte dos fãs terem perdido a esperança, Yu Suzuki anuncia o lançamento do Shenmue 3, mas será que tanta euforia é justificada?

9 anos atrás

shenmue-3

A esta altura do campeonato todos já devem estar sabendo do que a Sony aprontou em sua conferência na E3, mas mesmo com o Ronaldo tendo feito um ótimo resumo sobre o evento, não posso deixar de falar um pouco sobre uma das maiores surpresas e alegria que esta edição da feira poderia me dar, o anúncio do Shenmue 3.

É verdade que corria pela internet a especulação de que o jogo seria enfim revelado, mas depois de tantos anos torcendo por este momento e os envolvidos afirmando que o projeto seria inviável, a prudência me mandava permanecer cético. Então, o mestre Yu Suzuki resolveu arriscar com um Kickstarter e graças a ajuda da fabricante do PlayStation, quando você estiver lendo esse texto a campanha já terá ultrapassado sua meta.

Para quem não jogou o título que deu início a franquia na época em que ele foi lançado, é natural não entender o porque de tanta euforia, o que chegou a derrubar o Kickstarter, por isso é importante esclarecer que estamos falando de um dos jogos mais revolucionários que a indústria já viu, feito numa época em que o Grand Theft Auto ainda era visto em duas dimensões e que o mundo não conhecia os MMOs.

shenmueShenmue foi descrito por muitos como algo próximo de um “simulador de vida”, já que ao assumirmos o controle de Ryo Hazuki e partirmos para vingar a morte do seu pai, teríamos que realizar tarefas como dormir, conversar com as pessoas da vizinhança, treinar artes marciais e a partir de um certo momento, até conseguir um emprego para assim conseguir juntar uma grana.

Ao ler tal descrição, alguns podem achar que tudo isso é extremamente entediante, mas a mecânica utilizada em Shenmue era sensacional, muito a frente do seu tempo e a viagem que ele nos proporcionava ficou gravada na memória de muitos jogadores. Imagine poder explorar um mundo onde o protagonista possui um Sega Saturn no quarto, onde existe variação climática ou em que podemos jogar clássicos da Sega em um fliperama perto da sua casa. Pois foi isso o que aquele jogo nos proporcionou, lá em 1999.

O grande problema é como tudo isso funcionará hoje em dia, quando muitas das ideias executadas por Suzuki foram copiadas e aperfeiçoadas em inúmeros jogos de mundo aberto, o que me faz pensar que o game designer terá que trazer algumas novidades, caso contrário correrá o risco de ver o novo game sendo bastante criticado.

Outro detalhe que me chamou a atenção neste anúncio é o fato da página da campanha não estar sob o nome da Sega, mas sim pela Ys Net, desenvolvedora de Yu Suzuki que pelo jeito adquiriu os direitos sobre a marca e como existe uma enorme chance do financiamento coletivo se tornar o maior (relacionado a games) que o Kickstarter já viu, tudo isso confirma como a antiga casa do japonês perdeu a mão para ganhar dinheiro.

Bom, agora é esperar até o final de 2017, quando o jogo finalmente deverá ser lançado para PlayStation 4 e PC, e embora eu não queira ser ingrato, bem que nesse meio tempo poderíamos ver um relançamento dos dois primeiros capítulos da série.

Playstation Game Trailers — PS4 - SHENMUE 3 Trailer [E3 2015]

Para contribuir com o financiamento coletivo do Shenmue 3, basta visitar esta página.

relacionados


Comentários