Meio Bit » Arquivo » Games » Visual do Fallout 4 não agrada a todos, mas e daí?

Visual do Fallout 4 não agrada a todos, mas e daí?

Bethesda anuncia oficialmente o Fallout 4, mas primeiro trailer decepciona muita gente. Será que essas reclamações são justas?

9 anos atrás

fallout-4

Depois de uma longa espera e diversos rumores que surgiram ao longo dos anos, a Bethesda finalmente anunciou um novo capítulo da série Fallout, mas o que deveria ter sido motivo para comemorações efusivas, acabou se transformando num show de reclamações nas redes sociais.

O problema foi que o trailer divulgado pela desenvolvedora mostrou gráficos que muitos consideraram abaixo daquilo que a nova geração pode proporcionar, sentimento reforçado com a informação de que o Fallout 4 não terá versões para o Xbox 360 e PlayStation 3. Porém, será que as críticas são válidas? Mais do que isso, será que devemos nos preocupar com essa “baixa qualidade” visual?

Antes de tentar responder essas perguntas, primeiro eu gostaria de dizer que sou um grande admirador do Fallout 3, jogo que me impressiona ainda hoje e cujo mundo considero muito bonito, mesmo quase sete anos após seu lançamento. Além disso, não sou do tipo que coloca os gráficos acima de uma boa jogabilidade, mas evidentemente não reclamo quando um jogo traz um visual de cair o queixo — o que é importante dizer, não tem nada a ver com foto-realismo.

Isso posto, o trailer em questão e que teria sido feito com imagens ingame conta com uma série de cenários belíssimos, como aquele em que podemos ver um enorme navio, o USS Constitution, o Fenway Park ou ainda a Scollay Square, todas localidades bem conhecidas da cidade de Boston, onde a nova aventura se passará.

Ainda assim, talvez nada do que nos foi mostrado supere a beleza de outros títulos mais recentes, como o The Witcher 3 ou Dragon Age: Inquisition, o que particularmente não considero um demérito. Contudo, o que realmente me incomodou foi a qualidade visual de alguns personagens, como o cachorro ou mesmo o homem que o acompanha, que parecem terem sido feitos de plástico. Veja só:

fallout-4-2

Diante de várias reclamações, vi muitos fãs defendendo o novo jogo usando como argumento o visual do seu antecessor ou do The Elder Scroll: Skyrim, dizendo que a Bethesda nunca primou por belos gráficos, o que considero uma grande falácia. Quando esses jogos foram lançados eles receberam muitos elogios também por causa dos seus visuais, então será que para não admitir que ficaram um pouco decepcionadas, as pessoas precisam até tentar desmerecer jogos que antes adoravam?

Oras, por mais fãs que sejamos de uma obra, não precisamos tentar fazer tudo para ocultar seus defeitos e se tais apaixonados pela franquia bradaram nas redes sociais que não ligam para gráficos, que o que importa é a experiência proporcionada pela série — com o que concordo plenamente — porque então tentar justificar a todo custo esse fato?

Seja com gráficos piores do que os mostrados no primeiro trailer, seja com melhores, estou louco para colocar as mãos nesse jogo, mesmo que durante as dezenas de horas que passarei nele eu estarei controlando um feio boneco de ação acompanhado por um pastor alemão de plástico.

P.S.: ainda sem uma data prevista para seu lançamento, o Fallout 4 já está em pré-venda no Steam, por absurdos R$ 249!

relacionados


Comentários