Meio Bit » Arquivo » Indústria » Profissão 2009: As 9 maiores demandas na área de tecnologia

Profissão 2009: As 9 maiores demandas na área de tecnologia

15 anos atrás

A Computer World escreveu uma matéria em que analistas de mercado anunciam quais são as maiores demandas na área de tecnologia. Antes de continuar lendo, façam suas apostas.

Programação ou Desenvolvimento de Software
Se você chutou SAP, acertou. A demanda por profissionais capazes de PROGRAMAR em ABAP é a habilidade em maior demanda no mercado americano. E pela quantidade de ofertas em websites brasileiros, a tendência é parecida aqui.

O motivo é simples: grandes empresas automatizam cada vez mais seus processos de negócios. Foi por isso que a Oracle comprou a PeopleSoft e um leitor inclusive mencionou o JD Edwards. Mas o grande filão é a área de programação. E isso é interessante: há muitas pessoas na área de suporte de SAP, treinados em usar as ferramentas, mas muito menos gente capacitada em programação, que exige no mínimo, uma boa lógica.

Agora, logo atrás do SAP, segundo a matéria, não muito longe, profissionais de .Net capacitados em C#. E se engana quem acha que Java e .Net são iguais. Não é o foco do post diferenciar as duas, mas elas já se distanciaram bastante desde 2001.

Gerência de Projetos
Em terceiro lugar, Gerencia de Projetos. É uma habilidade sempre em demanda, mas apenas os profissionais mais qualificados conseguem um lugar ao Sol. Simplesmente se autoentitular (ainda estou confuso quanto ao uso de hífen, desculpe qualquer erro) um gerente de projetos não adianta. Certificação é essencial, assim como cursos de especialização na área de gestão de projetos de TI. Sim, amigos, esse papo de que um gerente de projetos é capaz de gerenciar qualquer projeto... você realmente acredita nisso?

Experiência própria, ao longo de 10 anos de carreira: os melhores gerentes com os quais trabalhei são ex-desenvolvedores. Gente que veio da faculdade, diz que odeia programação e cursou administração, economia, publicidade e foi colocado(a) como gerente de um projeto de TI... bem, eu ainda tenho muitos posts sobre falhas de engenharia de software para contar pra vocês.

Inteligência de Negócios
Em quinto lugar, Business Inteligence ou Inteligência de Negócios. Esse é figura fácil, pois é uma habilidade difícil de ser adquirida, pois precisa unir habilidade técnica, com experiência e capacidade de entender do negócio do cliente. As empresas demandam cada vez mais, conhecer seu mercado, tomar decisões estratégicas, mudar os rumos e evitar colapsos. Os relatórios gerados por gente dessa área podem dar um nó na cabeça de uma pessoa que entra em contato pela primeira vez. Por causa da raridade de profissionais e crescente demanda, é garantia de emprego e bons salários, acima da média.

Então, temos:
1. Programação SAP (ABAP) e .Net com C#
3. Gerência de Projetos (Project Management)
5. Inteligência de Negócios (Business Inteligence)

Fonte: The 9 hottest skills for '09

relacionados


Comentários