Meio Bit » Arquivo » Mobile » Parceria levará apps da Microsoft ao Cyanogen OS

Parceria levará apps da Microsoft ao Cyanogen OS

Graças a parceria, apps da Microsoft como Skype, Bing e o pacote Office poderão vir pré-instalados em aparelhos que rodarão o Cyanogen OS

9 anos atrás

cyanogen-microsoft

A Cyanogen vem tentando se desvencilhar do Google há algum tempo. Basicamente a empresa, que nasceu do outrora projeto independente de distribuição de ROM customizadas do robozinho diz o que todos sabemos, que ele é aberto pero no mucho. Aplicativos de terceiros não possuem acesso direto ao kernel, portanto não são capazes de realizar funções avançadas como as ferramentas próprias da empresa.

O Cyanogen OS será a tentativa disso dar certo e a empresa já está se mexendo para isso, realizando parcerias com empresas a fim de levar apps para a plataforma. Ontem a Cyanogen anunciou a entrada da Microsoft no programa, o que vai resultar na integração de apps e serviços ao sistema.

Atualmente o Cyanogen OS só está disponível para o OnePlus One e sequer conta com apps do Google, mas a meta é que mais e mais funcionalidades sejam introduzidas com o tempo. O acordo com a Microsoft diz respeito a diversos apps como Bing, Skype, OneDrive, OneNote, Outlook e o pacote Office.

Entretanto é bom deixar uma coisa clara: os aplicativos não serão oferecidos como bloatware, eles serão plenamente removíveis. Outro ponto importante é que os aplicativos Microsoft terão integrações nativas, permitindo mais acesso dos programas ao sistema. E por fim os apps poderão ser baixados na loja oficial quando o usuário quiser, atendendo as especificações dos fabricantes que desejarem trabalhar com o Cyanogen OS. Dessa forma cada um terá sua forma de trabalhar com a plataforma.

Ainda não há uma data certa de quando o Cyanogen OS receberá os apps da Microsoft nem de quando estará disponível para mais smartphones. Vale lembrar também que embora tenha sido lançado para OnePlus One em primeiro lugar, a relação com a OnePlus não está boa. E em tempo: o Cyanogen Mod não receberá os apps de Redmond, ao menos não de forma nativa. Na prática ele não possui nem apps do Google e é preciso instalá-los na unha, então é possível que alguém faça o mesmo no futuro com os aplicativos da Microsoft.

Fonte: Digital Journal.

relacionados


Comentários