Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Thunderbirds are Back!

Thunderbirds are Back!

Saiu a nova série de Thunderbirds. Se você é como eu e ficou apavorado quando viu as imagens de divulgação do Thunderbirds Are Go, pode relaxar. A CGI bobinha não é bobinha, a história é bem legal e a série empolga.

9 anos atrás

tb2j2

Nos anos 60 as crianças inglesas foram surpreendidas por um programa novo e diferente. Uma abertura empolgante anunciava Thunderbirds, uma série onde ao invés de mocinhos resolvendo problemas à bala, contava a história do Resgate Internacional, uma organização secreta criada por um ex-astronauta para… ajudar pessoas.

Baseados em uma ilha secreta, a família Tracy utiliza uma série de veículos futuristas para atender casos onde as autoridades não conseguem dar conta, tudo monitorado do Thunderbird 5, uma estação espacial. 

A série utilizava marionetes e maquetes superdetalhadas, as quais eles não tinham o menor pudor em explodir. Infelizmente as novas gerações só lembram dessas marionetes em Team America.

Thunderbirds teve 32 episódios de 50 minutos, o que para uma série inglesa é episódio pacas. Exibida em mais de 60 países, é até hoje um dos seriados mais adorados pelos saudosistas, embora muita criança descubra e se apaixone pelo estranho conceito de gente que quer ajudar os outros.

Agora, 50 anos depois da série original, surge uma nova versão.

vlcsnap-00011

Produção inglesa e neozelandesa, Thunderbirds Are Go utiliza CGI, como boa parte das séries animadas atuais, e tem traços meio infantis, no mau sentido. Lembra, admito, aqueles desenhos vagabundos que passam em canais abertos, mas há o dedo da Weta Digital por trás, e a Weta merece respeito.

Pois bem: a produção utiliza CGI E maquetes, é uma mistura de modelos tradicionais com modelos 3D, em alguns casos fica evidente que estamos vendo uma maquete, e isso é muito legal, dá um toque de realismo. Você sabe que, mesmo em forma de modelo, aquilo existe.

vlcsnap-00012

Os personagens originais estão todos de volta, menos Jeff Tracy, o patriarca (sorry, feministas) da família, desaparecido em um acidente provavelmente causado pelo vilão da série.

A grande mudança é a personagem japinha, que na série original atendia por Tin Tin. Nessa ela deixou de ser filha do criado e ganhou papel maior, Tanusha “Kayo” Kyrano é uma espécie de aprendiz e ganhará uma nave bem especial ao final do primeiro episódio.

Outra que não mudou é a agente dos Thunderbirds em Londres, Lady Penélope, chique, rica, RYCAA em seu Rolls Royce de 6 rodas, dirigido por Parker, ou Alfred, ou Jarvis, você entendeu. E sim, Lady Penélope está bem mais gata na versão 2015, e igualmente implacável.

vlcsnap-00013

Os resgates continuam interessantes como na série original, e fizeram correto ao simplesmente jogar a história, sem se preocupar em ficar introduzindo personagens, a mitologia dos Thunderbirds é mais que conhecida na Inglaterra, e todo pai terá prazer em contar tudo ao filho, se ele perguntar.

Ok, é mais provável que o guri tenha ouvido um “calaboca, moleque”, já que um monte de saudosistas sintonizou para assistir ao primeiro episódio. Saudosistas aliás estão entre os poucos que não gostaram da nova versão. A série já foi renovada para uma segunda temporada de 26 episódios, mesmo só tendo veiculado um.

Eu fiquei tentado a dizer que Thunderbirds Are Go é boa mas é infantil, mas pombas, Thunderbirds original ERA igualmente infantil, ninguém discutia os meandros da condição humana, usavam naves maneiras pra fazer salvamentos espetaculares.

Thunderbirds Are Go é uma chance de quem gostava da série clássica assistir novas histórias com aqueles personagens. O público-alvo continua sendo crianças, mas crianças inteligentes, então é bem legal, nível Avengers Assemble e Star Wars: Rebels. Com o bônus de trazer um monte de referências da série original, pros anciãos.

Thunderbirds Are Go vai ao ar aos sábados na Inglaterra e na locadora do Paulo Coelho.

Thunderbirds Are Go | Official Trailer

P.S.: não, eu não vou falar daquela abominação live-action que fizeram em 2004. Assim como todo Highlander depois do 1, NÃO ACONTECEU.

relacionados


Comentários