Meio Bit » Arquivo » Hardware » DARPA faz campanha contra robofobia

DARPA faz campanha contra robofobia

Robofobia é um problema grave. Mais e mais nossos futuros overlords estão sendo discriminados por gente intolerante como Elon Musk, Stephen Hawking e Bill Gates. Até quando trataremos robôs como cidadãos de segunda classe, sem direitos e privilégios de outros seres sencientes? Felizmente a DARPA está de olho e lançou uma campanha de conscientização.

9 anos atrás

battlestar_galactica_cylon_3236

Em seu magnífico conto …That Thou Art Mindful of Him Isaac Asimov descreve como a Humanidade agia de forma preconceituosa e desconfiada em relação a robôs. As próprias 3 Leis da Robótica são questionadas, pois são falíveis diante de humanos mal-intencionados, e no final a conclusão é que não estamos prontos para conviver com máquinas altamente inteligentes.

A solução foi criar robôs simples, assemelhados a animais, como aves e insetos, que não seriam ameaçadores, cumpririam funções menores e nos acostumariam à idéia de inteligência artificial.

Assim como no conto de Asimov, os robôs estão chegando e sendo recebidos com desconfiança. Claro, nós brincamos com Skynet e apocalipse robótico, mas há gente muito séria levando isso a sério, e é complicado dizer que Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking estão errados ao temer a Inteligência Artificial, mas meu lado geek não me deixa ficar do lado deles. A pior das hipóteses, um futuro Terminator seria cool demais da conta.

Já quem investe em robôs tem motivos para se preocupar, e a DARPA é a primeira da fila. Robôs como o Petman e o Atlas não ajudam em nada…

A solução é arregimentar as crianças. A DARPA lançou o concurso Robots4Us, onde estudantes participam mandando vídeos mostrando como os robôs podem beneficiar a sociedade no futuro.

O prêmio é bem legal, as crianças ganharão convites e passagens para as finais do Desafio Robótico da DARPA, a competição de robôs de verdade, mas a iniciativa em si é inútil.

tumblr_lkjqj119FM1qje2lyo1_500

Desculpe.

Crianças adoram robôs. Não é preciso uma campanha para que elas se interessem por eles. O problema são os adultos. As Leis restringindo robôs serão votadas por adultos, e adultos já adultos hoje em dia. As pessoas preocupadas com drones não são os jovens entusiastas voando quadcópteros pra Mídia Ninja, são os coroas que esqueceram que amaram Star Wars e morrem de medo de tudo que é novo.

A IA é inevitável, a robotização é inevitável. Poderemos adiar, mas você voa em aviões robotizados, usa elevadores robotizados e se seu carro é um modelo topo de linha, ele é mais robotizado informatizado e automatizado do que tudo que há na sua casa. O futuro que Asimov previu já está acontecendo, nos preocupamos com robôs humanoides enquanto tudo que não parece gente se torna mais e mais inteligente.

np_0814_catshark_1_480x360

relacionados


Comentários