Matheus Gonçalves 8 anos atrás
Desde 2006 o Google possui um projeto chamado Google Code, uma plataforma de hospedagem open source de projetos de programação. Naquela época, não existiam opções confiáveis e escaláveis com esse propósito. Muita gente (eu, inclusive) passou a salvar seus códigos usando esse serviço como repositório.
Porém, em 2008, surgiu o GitHub e desde então o próprio Google passou a migrar milhares de seus próprios projetos para a nova plataforma.
Se você trabalha com programação e já teve a oportunidade de controlar seu código nas duas ferramentas, sabe que o GitHub se tornou muito mais poderoso, amigável e flexível que o Google Code, que, sei lá eu como, também sofria muito com spams e comportamentos abusivos por parte de seus usuários.
Todo esse contexto levou o Google a decidir tirar o fio da tomada e fechar seu sistema de gerenciamento online de repositórios. Isso deve acontecer de fato em janeiro do ano que vem, mas ontem mesmo eles já pararam de aceitar o cadastro de novos projetos e, em 24 de agosto, o site se tornará completamente read-only, nada mais poderá ser salvo. Nem os arquivos de projetos antigos.
Pra não gerar pânico, o Google está oferecendo todo o suporte e ferramentas para quem quiser migrar seus projetos para outras plataformas de hospedagens, como Bitbucket e SourceForge, mas tendo uma especialmente desenvolvida para o GitHub.
Se ainda assim você tiver problemas, mande um e-mail para [email protected] ou diretamente para Chris DiBona, diretor de Open Source do Google, através do endereço [email protected].
Aliás, se você já usa o GitHub, programa pra Android, e quiser nos ajudar a portar o “Be My Eyes” para o robô, nos ajude aqui: toadgeek - Be My Eyes - Android App.
Pra fechar, esse é um excelente exemplo de que, quando um projeto é bem feito e funciona, ele pode sim fazer frente às gigantes de tecnologia. Mesmo que essa gigante seja o Google. Claro, isso se companhia não comprar a empresa menor, hipoteticamente, e fechá-la em seguida.
Fonte: Google Open Source Blog.