Meio Bit » Arquivo » Hardware » FingerReader, um anel inteligente para ajudar cegos a ler

FingerReader, um anel inteligente para ajudar cegos a ler

MIT apresenta o FingerReader, um anel inteligente com câmera indicado para deficientes visuais serem capazes de ler textos impressos facilmente

9 anos atrás

daredevil

Matt Murdock consegue ler livros normais com as mãos, mas ele não conta

Cada vez mais é importante fornecer ferramentas simples, baratas e intuitivas para portadores de deficiências diversas, pois a coisa de que eles mais precisam é de oportunidades. Tendo os meios para fazer o que querem eles vão longe, vira e mexe vemos pessoas que não deixaram suas limitações os deterem.

Nisso o pessoal do Media Labs do MIT apresentou um item bem interessante: o FingerReader, um anel inteligente que lê textos para pessoas com deficiência visual, ditando-os em voz alta.

fingerreader

Uma pessoa cega pode fazer uso de diversas ferramentas para ler textos, seja apps mobile e serviços de smartphones como o VoiceOver, softwares que ditam o conteúdo da tela do computador e etc., mas quando vamos para aparelhos que não contam com recursos de acessibilidade ou textos impressos a coisa muda de figura. Nem todos os cegos dominam braile, e muitos textos não foram adaptados.

Aí entra o FingerReader. A grosso modo ele é um tradutor, o usuário aponta a câmera para a linha de texto e ela traduz o texto em áudio, embora o software de OCR ainda não esteja muito bem evoluído: a leitura é pouco fluída e o algoritmo trabalha com um sistema de concordância, tentando adivinhar qual linha a seguir quando a presente terminar, a fim de não ler uma sequência errada. Mas claro, o acessório ainda está em fase de testes e tem muito o que melhorar ainda.

O FingerReader avisa o usuário através de vibrações quando uma página está acabando ou se o dedo está ficando fora de posição, impossibilitando que ele continue a funcionar. E claro, é possível traduzir textos, o que lhe permite ser útil também para quem enxerga, além de ser uma ferramenta útil para portadores de dislexia.

FingerReader - Wearable Text-Reading Device from Fluid Interfaces

O protótipo apresentado no vídeo acima estava conectado a um desktop encarregado de realizar os cálculos, mas o pessoal do MIT já está trabalhando em uma versão open source pronta para rodar em dispositivos Android, fazendo do FingerReader um wearable bem interessante — e útil — para um futuro próximo.

Fonte: C.

relacionados


Comentários