Meio Bit » Arquivo » Hardware » MWC 2015: Qualcomm apresenta o Snapdragon 820

MWC 2015: Qualcomm apresenta o Snapdragon 820

Qualcomm anuncia o Snapdragon 820, seu primeiro SoC de 64 bits a contar com uma CPU customizada, chamada Kryo

9 anos atrás

qualcomm

Fato: os processadores da Qualcomm dominam o mercado mobile há um bom tempo, a despeito das tentativas de concorrentes como MediaTek e Intel em fornecer componentes eficientes para os fabricantes de smartphones. E pelo visto esse cenário não vai mudar tão cedo, já que a companhia apresentou ontem o Snapdragon 820, o primeiro equipado com uma CPU de 64 bits personalizada pela companhia.

Explico: embora o Snapdragon 810 tenha sido de fato o primeiro SoC de 64 bits da Qualcomm, ele não contou com um núcleo personalizado porque não houve tempo hábil de lançá-lo, por isso ele foi baseado nos núcleos A53 e A57 da ARM. Agora a coisa muda de figura: a CPU do 820, chamada Kryo será equipada com oito núcleos de alta performance e produzida no processo de manufatura FinFET, mas a Qualcomm não especificou se será no padrão de 16 nanômetros da TSMC ou de 14 da Samsung. Uma coisa é certa, ela customizou o ARMv8 de modo a se distanciar de vez da arquitetura big.LITTLE.

O mais provável é que o segundo seja o empregado, até porque o novo SoC terá suporte a memórias RAM LPDDR4 tal qual o Exynos 7420, que equipa os Galaxies S6 e S6 Edge. Com isso é de se esperar que o tal chip esteja disponível em alguns aparelhos de ponta só para mais tarde neste ano. O lançamento é esperado para o segundo semestre, e por enquanto os próximos tops como o LG G4 deverão contar com o 810 mesmo. A plataforma Zeroth, em que o 820 é o primeiro produto promete ser cognitiva, antecipando as necessidades dos usuários.

A Qualcomm evita tecer maiores comentários a respeito de seus próximos chips, portanto teremos que esperar provavelmente até o fim do ano ou início de 2016 para vermos os primeiros dispositivos equipados com esse novo SoC.

relacionados


Comentários