Gilson Lorenti 8 anos atrás
Você conhece Leonard Nimoy, o ator que deu vida a um dos grandes ícones da ficção científica, o Sr. Spock de Jornada nas Estrelas. Porém, poucos conhecem Leonard Nimoy, o fotógrafo que, nas últimas décadas, se firmou como um dos mais importantes artistas da imagem nos Estados Unidos.
Eu já sabia do fascínio que o Sr Nimoy tinha pela fotografia, mas somente nos últimos anos é que fui entender a importância de sua produção para a arte e cultura americana. Diz a lenda, que o jovem Nimoy começou a se interessar pela arte fotográfica no inicio da década de 1940 e, por volta da década de 1970, já era reconhecido como um destaque e referência dentro desta área.
Só para confirmar essa afirmação, suas fotos estão expostas em diversos museus, tendo como destaques o Museum of Fine Arts Houston, Judah L. Magnes Museum, The Los Angeles County Museum of Art, o Museu Judaico de Nova York, o New Orleans Museum of Fine Art e o Museu Hammer. Eu diria que não é pouca coisa. Olhando um pouquinho se seu site pessoal, descobrimos que seu olhar mistura muito de fotografia clássica com uma pitada generosa de polêmica. Uma das séries fotográficas mais conhecidas de sua autoria é “Full Body Project” onde retratou apenas mulheres fora do padrão de beleza imposto pela sociedade atual. Belo e impactante ao mesmo tempo.
Porém, o último projeto fotográfico que deu notoriedade ao Sr. Nimoy foi intitulada de “Secret Selves”. Aqui a proposta é simples, e por isso mesmo me conquistou totalmente. Ele entrevistou pessoas do cotidiano como professoras, artistas, médicos, engenheiros, e lhes perguntou qual era o seu eu secreto. O que já sonharam para suas vidas e o que lhes trás a satisfação pessoal. Depois, essas pessoas foram convidadas a encarnarem esses personagens e serem fotografadas por Nimoy. O resultado foram pessoas encarnando gangsteres, mulheres fatais e até prostitutas.
Em julho de 2010 foi lançada a exposição e o livro do projeto Secret Selves no Museu de Arte Contemporânea de Massachusetts. Hoje é possível achar várias das imagens espalhadas pelo Google e até comprar reproduções de algumas fotos na Amazon. Mesmo que você não entenda nada de fotografia, admita que você gostaria de estar presente nesta exposição.
Infelizmente, no dia de hoje, nos chega a notícia que o ator, fotógrafo e artista Leonard Nimoy nos deixou em decorrência de uma doença pulmonar. Porém, o que importa é que ele viveu sua vida intensamente e nos deixou um legado importante em várias instâncias artísticas. O homem passa, mas o seu legado permanece.
P.S.: estranhamente o site do autor está fora do ar. Talvez por conta de uma reestruturação.
Leia também: