Ronaldo Gogoni 8 anos e meio atrás
Ontem mesmo nós vimos que os brinquedos estão ficando cada vez mais inteligentes. Quando eu comentei a respeito da Hello Barbie, a futura boneca da Mattel que terá recursos de reconhecimento de voz e fala e será conectada à nuvem para aprender com as crianças, muita gente comentou a respeito dos CogniToys da Elemental Path, que tinham uma proposta parecida.
Como eu não tinha lido nada a respeito, fui atrás e me deparei com um brinquedo pra lá de interessante, ainda mais por utilizar tecnologia da IBM em suas entranhas.
A Elemental Path, companhia fundada por JP Benini e Donald Coolidge tem como meta oferecer brinquedos inteligente que aprendam com as crianças, sustentando conversas inteligentes para fins educacionais. É bem diferente da proposta da Mattel, aqui o foco é em crianças pequenas, na fase de alfabetização. O Green Dino é o primeiro modelo, mas variações virão a seguir.
A magia cognitiva dos brinquedos fica a cargo do Watson, o supercluster da IBM que é capaz de entender contexto, mas ainda está bem longe de entender alguns contextos de linguagem e distinguir a diferença entre norma culta e palavras de baixo calão. Ainda bem que o conteúdo duvidoso foi capado, imagine o dinossaurinho falando palavrões para as crianças...
Enfim, com o Watson funcionando como banco principal os CogniToys conseguirão conversas de forma inteligente com as crianças, entendendo contexto e se adaptando a cada uma delas, aprendendo e fazendo sugestões, abordando diversos assuntos e até mesmo contando histórias. O Green Dino inclui diversos jogos educacionais, e toda interação é feita através do grande botão em sua barriga: basta a criança apertá-lo e conversar com o brinquedo.
Os CogniToys são portanto brinquedos que não vão parar no tempo: com a inteligência do Watson eles vão evoluir a acompanhar o crescimento das crianças e claro, os pais poderão moderar o conteúdo dos assuntos abordados através de um portal chamado Parent Panel.
A campanha do Kickstarter mal se iniciou e já arrecadou mais de 93 mil dólares dos US$ 50.000 pretendidos, pois é óbvio que há demanda para um produto do tipo. Aos interessados, uma contribuição de US$ 99 garante o Green Dino, cuja entrega está estimada para novembro.
Fonte: KS.