Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Câmeras mais utilizadas no Flickr — Apple ultrapassa Nikon e chega ao 2º lugar

Câmeras mais utilizadas no Flickr — Apple ultrapassa Nikon e chega ao 2º lugar

E o blog do Flickr aponta que a Apple agora é está em 2º lugar no ranking dos maiores fabricantes do serviço. Levando em conta o volume de fotos compartilhadas por dia isso não é pouca coisa.

9 anos atrás

iphone_no_flickr

Tem gente que odeia o Flickr, e tem gente que ama. Eu me encontro no meio termo, pois é o único site de compartilhamento de fotos que tenho paciência de atualizar. Minha conta já vai para 10 anos de existência (as primeiras fotos que postei foram feitas com filme 35 mm escaneados) e não cheguei a 800 fotos compartilhadas. Tem gente que compartilha isso em em apenas 1 mês. O site pode ter umas mancadas e alguns lances nebulosos na política de direitos autorais, mas temos que respeitar um lugar que sobrevive apenas de fotógrafos. Embora existam alguns turistas por lá, a grande maioria dos fotógrafos de fim de semana nem conhece o serviço. Tenho bons amigos por lá e acesso o Flickr todo dia para ver a produção fotográfica da galera.

Resumindo, essa é a minha relação com o serviço, mas o Flickr também mantém um blog que nos mostra algumas informações interessantes sobre fotografia e também sobre o que está acontecendo dentro das comunidades. Uma informação que acho interessante, e possível se acessada a qualquer hora, é o ranking de câmeras utilizadas no Flickr. É possível saber quais os modelos mais utilizados, o posicionamento dos fabricantes e até dividir as estatísticas por categorias. Desde que os smartphones passaram a utilizar no arquivo o EXIF em suas fotos foi possível que esses aparelhos começassem a aparecer nessas listas.

Já faz algum tempo que o iPhone (e também a linha Galaxy da Samsung) vem se destacando nesse ranking. Nos últimos dois anos o iPhone se tornou a câmera mais utilizada dentro do Flickr. Porém, os dois primeiros postos de fabricantes ainda estavam com Canon e Nikon. Isso ocorre pelo fato de que os gigantes japoneses da fotografia possuem centenas de modelos pulverizados pelas estatísticas e, quando somados, garantem essa liderança. Porém, na última atualização dessas estatísticas algo mudou.

O blog do Flickr nos mostra a informação que, no ano de 2014, a Apple ultrapassou a Nikon e agora ocupa o 2º lugar na lista de fabricantes. Em números isso quer dizer que 9,6 % das câmeras utilizadas no Flickr são produzidas pela Apple. A Nikon agora está em 3º lugar com 9,3%. A Canon ainda ocupa o 1º lugar com 13,4%. Entretanto, esse é um primeiro lugar garantido por 237 modelos de câmeras, enquanto Apple possui 19 modelos reconhecidos pelo sistema. Outra mudança na lista é que a Sony, com 4,2%, caiu para a 5º colocação, enquanto a Samsung subiu para a quarta colocação com 5,6%. Assim como os números do IBOPE, não se pode levar isso a ferro e fogo. Tem muita gente que publica foto no Flickr e apaga o EXIF, o que impede que essa imagem seja contabilizada nessa estatística, mas pode mostrar um comportamento já sentido pela indústria fotográfica. Os smartphones vieram para ficar e simplesmente obliterar o mercado de câmeras compactas com configurações mais modestas.

apple no flickr

Embora não seja novidade, a questão de qual equipamento as pessoas estão utilizando é apenas uma curiosidade. Ainda acho que fotografia independe do equipamento (não levando em conta as necessidades profissionais). No final, tudo é imagem. E, aproveitado a oportunidade, aqui vai um pouco de Jabá. Participe do grupo do Meiobit no flickr e corra o perigo de aparecer aqui no blog na escolha das melhores fotos da semana.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários