Meio Bit » Arquivo » Ciência » Acharam um Beagle em Marte (não aquele)

Acharam um Beagle em Marte (não aquele)

Foi obra do Barão Vermelho? Sonda britânica Beagle 2 é enfim encontrada em Marte após ter perdido contato com a Terra no procedimento de pouso, em 2003

9 anos atrás

snoopy

No fim do ano de 2003 a Agência Espacial Europeia estava se preparando para comemorar o fim de ano em grande estilo: se tudo corresse bem a sonda-robô britânica Beagle 2 pousaria em solo marciano no dia de Natal, com a missão de identificar sinais químicos no solo de nosso vizinho e tentar identificar a possibilidade ou a prévia existência de vida no planeta vermelho.

Só que viagem espacial é tudo menos tranquila, e até o último momento todos os técnicos ficam com os nervos à flor da pele esperando para saber se podem estourar a champanhe ou voltar para a prancheta. E daquela vez houve um problema.

beagle-2-001

O fato é que a Beagle 2 sumiu dos radares. Não mandou nenhum sinal depois de chegar a Marte. Especulava-se que ela havia se espatifado na reentrada, talvez por algum problema no paraquedas. Foi oficialmente dada como perdida em 11 de fevereiro de 2004.

Até agora. Graças à HiRISE, aquela super câmera que deixa a Espada Justiceira no chinelo com sua Visão Além do Alcance 2.0 sanamos um mistério de 11 anos: a sonda foi encontrada intacta, além de otras cositas más.

beagle-2-003

Os painéis solares da Beagle 2 eram projetados para se desenrolarem “como um relógio de bolso gigante”, e as imagens mostram que apesar dela ter pousado direitinho em solo marciano (descartando a hipótese de danos por conta de uma queda), os painéis não abriram por completo. Como a antena de comunicação dependia da abertura completa do conjunto para que ela fosse acionada e entrasse em contato com a Terra, a missão foi pra cucuia de cara.

Infelizmente não há o que fazer: seus sistemas estão mortos há mais de uma década e não há a menor possibilidade de reativar a Beagle 2 e recuperar seus dados. Embora seja triste saber que embora ela tenha chegado em segurança ela nunca tenha tido a chance de completar sua missão, por outro lado conseguimos saber o que aconteceu com ela, graças à HiRISE.

Momento “Onde está Wally?”: nesta imagem ridiculamente XICANTE, que cobre 15 mil quilômetros quadrados da região de Marte podem ser vistos a Beagle 2, o paraquedas e a tampa traseira. Divirta-se procurando.

Fonte: BA.

relacionados


Comentários