Dori Prata 8 anos e meio atrás
Hoje podemos dizer com segurança que transmitir pela internet o que estamos jogando é uma tendência que veio para ficar. Tanto o Xbox One quanto o PlayStation 4 possuem ferramentas que facilitam bastante esse processo e com a Amazon tendo investido quase US$ 1 bilhão na aquisição do Twitch, muitas pessoas ainda deverão aderir à prática.
Diante de tamanho interesse, eu sempre me perguntei o motivo do Steam não oferecer um recurso semelhante, pois embora possamos fazer tais transmissões no PC utilizando outros serviços, será que não valeria a pena a loja ter uma solução integrada que tornasse tudo mais simples? Pois pelo jeito valia.
De forma até certo ponto surpreendente, a Valve anunciou o Steam Broadcasting, novidade que nos permitirá transmitir aquilo que estivermos jogando e que segundo os criadores foi desenvolvido com a intenção de tornar o mais simples possível tanto as transmissões quanto o ato de assisti-las.
Na verdade, a menos que você desabilite o recurso no painel de configurações, todas as sessões de jogatina estarão prontas para serem exibidas para o mundo e para que a transmissão tenha início, basta que um amigo peça para acompanhá-la. Caberá então ao jogador decidir se permitirá isso e quem poderá assistir: se apenas os que convidarmos, somente aqueles que fizerem o pedido, todos os amigos ou qualquer pessoa. Então, quando ninguém mais estiver vendo o que você estiver jogando, a transmissão será interrompida automaticamente.
Já do lado do espectador a coisa será igualmente simples, bastando procurarmos na nossa lista de amigos aqueles que estiverem jogando e ao clicar sobre o seu nome com o botão direito, escolher a opção Watch Game. Isso poderá ser feito através do próprio cliente do Steam ou pelo site, mas neste caso saiba que apenas o Chrome e o Safari são suportados.
Por se tratar de algo que ainda está em fase de testes, apenas aqueles que utilizam a versão Beta do Steam terão acesso ao Broadcasting e por enquanto ainda não existe uma maneira de armazenarmos as transmissões, nem de faturarmos com elas, sem falar na ausência de recursos que muitos consideram fundamentais, como exibir a imagem da webcam, mas eu não duvido que tudo isso apareça com o passar do tempo.
No momento estou curioso para ver como será a recepção por parte dos usuários, pois considero esta uma ótima adição ao Steam, principalmente por ser mais uma boa maneira de conhecermos mais alguns jogos e por nos permitir estreitar o contato com nossos amigos, mas para que isso aconteça, acredito que a novidade precisará ganhar alguns recursos, como a possibilidade de mostrar ao jogador as mensagens que estão lhes sendo enviadas.
É, agora ficou claro o porque do Steam nunca ter recebido uma integração nativa com o Twitch.