Meio Bit » Arquivo » Ciência » Cientistas transformam comentários de portais em combustível de foguete

Cientistas transformam comentários de portais em combustível de foguete

Nem todo foguete usa combustíveis nobres como hidrogênio ou antimatéria. De qualquer jeito, importante é que funcione, e um pessoal está pesquisando como transformar dejetos de astronautas em metano.

9 anos atrás

vlcsnap-00003

Os fãs de Futurama acham normal uma nave espacial movida a cocô, mas nós, nerds das antigas preferimos combustíveis mais dignos, como Antimatéria, Cavorita, Tylium ou mesmo uma esfera de Berílio. A realidade infelizmente não concorda com a gente e temos que nos contentar com o possível, que é bem menos glamouroso.

Cada quilograma colocado em órbita custa uma fortuna, e quanto mais distante, mais caro. Uma base na Lua por exemplo precisa importar absolutamente TUDO, então cada grama economizada é grana economizada. 

Uma forma de economizar é produzir combustível in loco, o que envolve mineração e plantas de processamento químico, algo nunca feito no espaço, e de qualquer jeito se como a Denise Fraga diz, química não serve pra nada, bioquímica pode ter a solução. É o que pesquisou Pratap Pullammanappallil, Professor de Engenharia Agrícola e Biológica da Universidade da Flórida.

Auxiliado pela NASA ele e um estudante calcularam quanto metano conseguiriam produzir com… errr… materiais descartados por astronautas. Isso é importante pois somente o Número 1 é reaproveitado (parabéns, Riker): o Número 2 é armazenado e descartado quando cápsulas como a Cygnus ou a Progress chegam ao fim de sua missão.

Sim, vários dias por ano em uma bela tarde de Sol você está ao ar livre, de braços abertos e recebendo micropartículas de cocô de astronauta na cara. Have a nice day.

O resultado foi bem promissor. Usando restos de comida, cocô estelar e lixo como toalhas e cuecas velhas eles conseguiram um biodigestor capaz de produzir 290 litros de metano por dia, por tripulante. Ah, água também, 757 litros por ano, por astronauta.

Metano como combustível não é exatamente novidade, a NASA já testou foguetes com essa tecnologia no longínquo ano de 2007.

bivGg

Hidrogênio precisa ser armazenado a –253 ºC, já o metano é liquefeito na tropical temperatura de –161 ºC, bem mais gerenciável.

A SpaceX está desenvolvendo o Raptor, um motor de foguete movido a metano 6x mais poderoso que o Merlin, que equipa o Falcon 9.

Esses motores têm outra vantagem: temos um posto de gasolina já nos esperando.

PIA17470_hires

Titã, a maior lua de Saturno possui rios, lagos e oceanos de metano e um monte de hidrocarbonetos. Péssima notícia pra OPEP, em Titã chove gasolina. Cientistas estimam que a quantidade de hidrocarbonetos na superfície de Titã seja centenas de vezes maior que todas as reservas terrestres de óleo e gás.

Dizem as más-línguas que os EUA só não invadiram Titã porque fora a Fox News ninguém mais acreditaria em terroristas de Saturno.

Fonte: SD.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários