Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast #56 — Arthur C. Clarke

SciCast #56 — Arthur C. Clarke

Embarque na sua espaçonave da imaginação (uops, referência errada, mas não tem problema) e acompanhe mais um SciCast sobre nossos autores de ficção científica favoritos, Arthur C. Clarke. Liberte sua mente, lute com robôs esquizofrênicos, toque uma pedra dura e fria e sinta a mudança na pressão enquanto se desespera com a falta de som no espaço.

9 anos atrás

SciCast_MP3Cover

Sir Arthur Charles Clarke nasceu em uma fazenda onde desenvolveu um amor intenso pelas estrelas, tanto por observar o céu quanto pelas revistas de ficção científica que lia.

Clarke encontrava-se em um em um mundo dividido entre duas politicas, socialismo e capitalismo, essas duas formas de ver o mundo competiam em tudo, e uma de suas maiores competições era a “Corrida Espacial”. A cada dia que se passava os cientistas descobriam algo novo, pois havia incentivos extremos a pesquisa, o desenvolvimento cientifico era muito rápido e como sempre, de nada adianta ter conhecimento se não existe um visionário para imaginar algo em que o conhecimento fosse usado.

Clarke escrevia com muita influência das revistas de ficção científica que lia quando era criança, uma narrativa simples e com muitas descrições detalhadas (algumas até com descrição das equações envolvidas no projeto em questão).

O que torna sua literatura tão especial é o fato de Arthur ser por própria natureza um gênio da ciência, colocando em suas historias nada mais, nada menos do que suas teorias de como algo funcionaria, por exemplo: era conhecido o rádio e propriedades geoestacionárias, Arthur juntou os dois com a ideia dos satélites.

E como forma de homenagear este fantástico autor, físico e matemático, um gênio em todos os sentidos, o SciCast desta semana é sobre ele.

Agora você pode ajudar a financiar o SciCast. Visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: André Carvalho e Eder Santana. Revisora: Estrela Steinkirch. Apresentação: Silmar Geremia e Ronaldo Gogoni. Engenharia de Som: Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Silmar Geremia. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti. Convidados Especiais: Harold Stricker e Carlos Cardoso.  Dramatizações: Daniel Capua, Ettore Moura e Felipe Reis de Souza.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários