Carlos Cardoso 8 anos atrás
A imagem acima foi resultado de uma busca de 5 s no Twitter pelas palavras “meu cartão”. Foi um de vários, muitos vários. Também achamos fotos de cartão de inscrição no ENEM, faturas de cartão de crédito, documentos de identidade e muito mais. Aquele clássico idiota que tentou vender um Windows no eBay e postou foto do disco com a etiqueta do serial não é exatamente um animal raro. É apenas um animal.
A situação chegou a um ponto tão sério que em Minnesota, EUA, uma quadrinha de 28 elementos foi presa, por repetidas fraudes com cheques. Eles abriam contas com nomes e dados de terceiros, depositavam cheques falsos, compensavam dinheiro indevido… tudo isso apenas com imagens de cheques que retardados postavam no Instagram. A quadrilha pescava com a tag #MyFirstPaycheck. A CNN pesquisou e de cara achou 300 imagens.
Só porque a NSA já tem todos os seus dados não quer dizer que todo mundo precise ter, ainda mais gente mal-intencionada. Não que a NSA seja bem-intencionada mas eles tem mais o que fazer.
Ah sim, “meu RG” também traz resultados interessantes, mas a busca mais divertida do Twitter é “anota meu cel”.
Que privacidade não existe em tempos de internet a gente já sabe, mas aí é uma questão de sobrevivência. O que estelionatários mais gostam é de dados quentes, que serão devidamente transformados em laranjas e um belo dia você acorda todo enrolado.
O hacker mais conhecido de todos e talvez o mais perigoso, Kevin Mitnick, não invadia sistemas bancários e urnas eletrônicas a mando do PT (ok essas últimas eleições provavelmente não) com conhecimentos avançados de computação, mas com engenharia social. Ele cataria dados como o que essas antas disponibilizam, montaria uma historinha e a pessoa do outro lado daria todas as informações que ele precisasse.
Há algo na internet que faz com que pessoas comprovadamente inteligentes se comportem de forma estúpida. Cientistas se confundem com simples e-mails. Imagine então o que ela não faz com gente que já nasceu lentinha…
Portanto, meninos e meninas, protejam seus dados. Parem de postar informações pessoais na Internet.
Ou então na melhor das hipóteses você vai ter que explicar como conseguiu tirar CINCO em Educação Física: