Meio Bit » Arquivo » Games » Square Enix e a falta de respeito com os jogadores de PC

Square Enix e a falta de respeito com os jogadores de PC

Square Enix lança uma versão do Final Fantasy XIII para PC, mas jogadores estão bastante irritados pela falta de opções para configuração, o que mostra novamente o desrespeito de algumas empresas com aqueles que jogam na plataforma.

9 anos atrás

square-enix

Para muitas pessoas, um dos motivos para não adotarem o PC como plataforma de games é a complexidade em aproveitar seus jogos, o que vai desde a montagem da máquina até a configuração antes de iniciar uma partida. Porém, esta última é também uma das características mais elogiadas e defendidas pelos jogadores, já que lhes permite deixar o título da maneira que acharem melhor.

Isso me faz pensar na maneira como algumas desenvolvedoras e editoras tem tratado mal seus consumidores nos computadores e o último exemplo neste sentido é a Square Enix e a adaptação do Final Fantasy XIII. Tão aguardado pelos fãs de JRPGs, o jogo chegou esta semana ao Steam, mas a recepção por parte dos que o compraram tem sido muito, mas muito ruim.

No fórum do game no serviço de distribuição da Valve é possível encontrar uma infinidade de reclamações e as principais delas recaem justamente na falta de opções para configuração. De forma oficial, aqueles que estão jogando só podem aproveitar o jogo em 720p e por incrível que pareça, as cenas não interativas estão com uma qualidade de imagem inferior àquela presente na versão para PlayStation 3.

Além disso, o FF13 não nos permite habilitar recursos como anti-aliasing e a desenvolvedora nem se deu ao trabalho de fazer uma interface para sairmos do jogo, sendo que ao apertarmos o Esc ele imediatamente é fechado, sem nem nos pedir uma confirmação.

A boa notícia no entanto é que por se tratar de uma plataforma aberta, algumas pessoas estão conseguindo contornar boa parte desses problemas com programas externos, como as centrais de controle das placas de vídeo ou mesmo o GeDoSaTo, aquele aplicativo que um sujeito criou para tornar o Dark Souls melhor no PC, o que não deixa de ser algo positivo, mas na minha opinião só evidencia o desleixo por parte de algumas empresas.

O detalhe é que estamos em 2014, o PC talvez nunca tenha mostrado tanta força quanto nos dias atuais e isso fica ainda mais claro com a chegada da nova geração, já que a quantidade de pessoas que preferiram continuar jogando nos computadores é enorme e mesmo assim algumas companhias continuam achando que poderão agradar apenas lançando adaptações porcas.

Devido a todos esses problemas, talvez seja melhor esperar um pouco para adquirir essa versão do Final Fantasy XIII, na esperança de que a Square Enix faça aquilo que a comunidade está fazendo, mas mesmo que você resolva se arriscar, aqui vai mais um aviso: o download do jogo tem impressionantes 50 GB!

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários