Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast #48 — Transplantes

SciCast #48 — Transplantes

A aula do SciCast de hoje é solidariedade, medicina e esperança. Vamos falar sobre transplantes e sobre a emocionante história do nosso amado fotógrafo, Pablo Rigamonti, com a ajuda do Dr. Divago, Silmar, Bryan, Carol e Ronaldo.

9 anos e meio atrás

SciCast_MP3Cover

Não é a falta de estrutura, mas a negativa familiar o principal motivo para que um órgão não seja doado no Brasil. De todas as mortes encefálicas e que, portanto, os órgãos poderiam ser transferidos para pacientes que correm risco de morte, pouco mais da metade se transforma em doação. O número é alto e cresceu de 41%, em 2012, para 47% em 2013, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Quando isso não é um assunto resolvido, cabe a uma equipe do hospital responsável pela captação de órgãos explicar à família que a morte encefálica já é a morte. Quando ela é decretada é porque ocorreu a parada definitiva e irreversível do cérebro e do tronco cerebral, o que provoca em poucos minutos a falência de todo o organismo.

A aula de hoje é solidariedade, medicina e esperança. Vamos falar sobre transplantes e sobre a emocionante história do nosso amado fotógrafo, Pablo Rigamonti, com a ajuda do Dr. Divago, Silmar, Bryan, Carol e Ronaldo.

Visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

relacionados


Comentários