Ronaldo Gogoni 8 anos e meio atrás
Eu já disse várias vezes aqui o quanto eu tenho visto com maus olhos a insistência da matriz da Square-Enix em afirmar que para ela, a única coisa que merece ser considerada como produto de sucesso é a franquia Final Fantasy. Mesmo com os últimos títulos da série não tendo ido muito bem e as divisões ocidentais terem se virado bem com títulos como Deus Ex: Human Revolution, Hitman: Absolution, Sleeping Dogs e Tomb Raider, para ela o décimo-quinto título da série será o que vai definir o futuro dos consoles do Japão, ignorando que seus outros títulos vêm mantendo a empresa longe do buraco.
Falando em Final Fantasy XV, o game consumiu até o momento oito longos anos de desenvolvimento e espera-se que ele seja lançado em 2015 para PS4 e Xbox One (um demo será disponibilizado em breve), mas o "trabalho" do diretor Tetsuya Nomura com o título não agradou, tendo acabado por entregar o cargo a Hajime Tabata (Final Fantasy Type-0).
A desculpa oficial é que Nomura se afastou de FFXV para trabalhar em Kingdom Hearts III, já que a franquia desenvolvida em parceria com a Disney é sua extensa e confusa obra-prima. A posição oficial da Square-Enix é que "Nomura concentrará seus esforços em títulos que exigem seu comprometimento, pois não seriam possíveis sem ele". O game designer pode muito bem ter se enrolado ao longo dos anos, se focando em outros títulos enquanto deixo FFXV na gaveta, e agora a empresa achou que está na hora de pôr o game nos trilhos.
A verdade é que desde que foi anunciado em 2006 com o nome de Final Fantasy Versus XIII, muito pouco se viu do título e com razão ele foi guardado por anos na gaveta do vaporware ao lado de Duke Nukem Forever, que ao ser lançado teve a vaga ocupada por The Last Guardian. O anúncio na E3 2014 não aumentou as expectativas, mas agora durante a Tokyo Game Show 2014 (é tradição da Square e outras softhouses japonesas ignorarem o mercado ocidental e guardarem suas fichas para sua própria feira) indícios foram dados que ao menos comprometida com um lançamento próximo a empresa está.
O demo de Final Fantasy XV não será disponibilizado para todos entretanto: ele será oferecido de graça para quem adquirir Final Fantasy Type-0 HD no PS4 ou Xbox One, que será lançado em março de 2015. Já décimo-quinto capítulo da franquia principal não tem data ainda, e não seria surpresa se ele só aparecer em 2016, completando dez anos desde seu anúncio original.
Fonte: GI.