Meio Bit » Arquivo » Ciência » Texas considera prejudiciais os livros que contenham “alterações climáticas”

Texas considera prejudiciais os livros que contenham “alterações climáticas”

Estado norte-americano do Texas acha que a expressão “mudança climática” é prejudicial e não deveria ser usada em livros didáticos.

9 anos e meio atrás

texas-flag

Po**a, Texas!

Texas, com aqueles suculentos cataventos geradores de energia eólica e as cheerleaders mais lindas do mundo, nós te amamos. Mas isso não se faz. Como assim você vai e nega as mudanças climáticas?

Vários veículos estão noticiando que o conselho de educação do estado norte-americano está considerando usar livros no ensino médio que ensinam, erroneamente, aos alunos que existe discordância científica sobre a causa das mudanças climáticas. Algumas das informações sendo inclusive atribuídas a uma organização conhecida por usar a negação do aquecimento global como posição política.

Ciência ruim: 97% dos cientistas que estudam o clima concordam que as emissões de gases de efeito estufa pelo homem impulsionou as mudanças climáticas. Mas esta seção de um livro a ser analisado pelo conselho estadual de educação do Texas coloca a ciência em pé de igualdade com a ideia desacreditada que as mudanças são resultado apenas de “causas naturais”.

Alguns dos artigos analisados continham afirmações como:

  • “Os cientistas concordam que o clima da terra está mudando. Eles não concordam sobre a causa”.
  • Sobre a causa primária das mudanças climáticas, a emissão de gases do efeito estufa, “Muitos cientistas discordam do IPCC sobre esse problema”.
  • “Alguns cientistas dizem que é normal a Terra ficar mais quente por alguns anos. Eles acham que teremos alguns anos mais frios no futuro”.

 
O relatório também aborda uma seção onde o texto confunde as causas da mudança climática com aquelas que causam o buraco na camada de ozônio (e nem isso descreve direito):

  • “A queima das florestas e dos combustíveis fósseis (gasolina, óleo e gás) liberam dióxido de carbono para a atmosfera. Os buracos na camada de ozônio deixam a luz do sol passar e ela fica presa por causa da poluição, sendo absorvida e aquecendo a atmosfera terrestre”. O.o

 
A escolha de livros didáticos é assunto sério para os norte-americanos, pois são a base para o formação dos futuros cidadãos, inclusive sobre posições políticas que eles podem vir a ter. O que eles estão julgando são livros com erros factuais, além de textos propositalmente vagos e superficiais. E isso não se faz. Ciência não deve ser ensinada assim.

No Brasil, o MEC é responsável por selecionar os livros que são usados nas escolas do país inteiro. Como andam os livros que os seus filhos estão usando?

Fonte: PS.

relacionados


Comentários