Lilly Ann 8 anos e meio atrás
Texas, com aqueles suculentos cataventos geradores de energia eólica e as cheerleaders mais lindas do mundo, nós te amamos. Mas isso não se faz. Como assim você vai e nega as mudanças climáticas?
Vários veículos estão noticiando que o conselho de educação do estado norte-americano está considerando usar livros no ensino médio que ensinam, erroneamente, aos alunos que existe discordância científica sobre a causa das mudanças climáticas. Algumas das informações sendo inclusive atribuídas a uma organização conhecida por usar a negação do aquecimento global como posição política.
Ciência ruim: 97% dos cientistas que estudam o clima concordam que as emissões de gases de efeito estufa pelo homem impulsionou as mudanças climáticas. Mas esta seção de um livro a ser analisado pelo conselho estadual de educação do Texas coloca a ciência em pé de igualdade com a ideia desacreditada que as mudanças são resultado apenas de “causas naturais”.
Alguns dos artigos analisados continham afirmações como:
O relatório também aborda uma seção onde o texto confunde as causas da mudança climática com aquelas que causam o buraco na camada de ozônio (e nem isso descreve direito):
A escolha de livros didáticos é assunto sério para os norte-americanos, pois são a base para o formação dos futuros cidadãos, inclusive sobre posições políticas que eles podem vir a ter. O que eles estão julgando são livros com erros factuais, além de textos propositalmente vagos e superficiais. E isso não se faz. Ciência não deve ser ensinada assim.
No Brasil, o MEC é responsável por selecionar os livros que são usados nas escolas do país inteiro. Como andam os livros que os seus filhos estão usando?
Fonte: PS.