Meio Bit » Arquivo » Ciência » Plantações crescendo em reproduções de solo marciano e lunar

Plantações crescendo em reproduções de solo marciano e lunar

NASA simula na Terra o crescimento de plantas em solos marciano e lunar com sucesso.

9 anos e meio atrás

Mars_Greenhouse_0

Simulação do ambiente imaginado pelos engenheiros da NASA.

Se um dia a humanidade construir bases permanentes na Lua ou em Marte, devemos ser capazes de cultivar nossa própria comida por lá. Para descobrir se isso é realmente possível, uma equipe de cientistas da Holanda plantou 14 espécies de plantas em solos que simulam os ambientes marciano e lunar. Uma das conclusões primárias é de que o solo marciano é até melhor que alguns terrestres para algumas plantas, com algumas poucas ressalvas.

Primeiro, você deve estar se perguntando o que diabos é um solo simulado e como ele é feito. Bom, a NASA os produziu a partir da nossa própria Terra (e você até pode comprar um pouco aqui). O solo marciano foi feito a partir do material presente em um vulcão no Havaí e tem a composição química muito similar ao que a sonda Viking 1 analisou em Marte. O solo lunar foi produzido a partir de cinzas vulcânicas depositadas perto de Flagstaff, Arizona.

Os solos lunar e marciano reais parecem conter todos os ingredientes essenciais para que as plantas cresçam, exceto nitrogênio reativo e uma boa quantidade de água. Apesar de os solos simulados estarem muito próximos da composição química real e granulométrica, eles contém traços de nitratos e amônia, compostos baseados em nitrogênio que as plantas adoram, então não é uma simulação perfeita.

Para o experimento, os cientistas prepararam vários vasos com os solos simulados e plantaram 14 tipos diferentes de plantas, incluindo cenouras, tomates, trigo, algumas ervas daninhas comuns e 4 espécies que tem a capacidade de converter o nitrogênio atmosférico em alimento. Eles também prepararam vários vasos com solo terrestre pobre de nutrientes, para comparação. Ao todo foram plantados 840 vasos.

Até agora os resultados parecem promissores, algumas das plantas cresceram bem nos três tipos de solo. De fato, algumas cresceram melhor em solo marciano do que no solo pobre, tanto no sentido de germinação e florescimento, quanto na quantidade de biomassa convertida.

As plantas só se saíram muito pior no solo lunar. Quase nenhuma sobreviveu até o final do experimento e algumas nem chegaram a germinar, o que sugere que os agricultores lunares terão que trabalhar com algum tipo de bactéria para fixar o nitrogênio também. Isso, ou usar fezes humanas como forma de fornecer o tipo certo de nitrogênio (eca!).

Muitas questões permanecem em aberto, como a questão de quanta água os solos podem reter, ou como a gravidade, a luz e outras condições diversas podem afetar as plantas nos outros mundos, mas os cientistas acham que os resultados indicam que é possível.

Fonte: PS.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários