Carlos Cardoso 9 anos atrás
Nem mesmo Titanic conseguiu estragar o mercado de navios de cruzeiro. Enquanto o transporte comercial de passageiros foi varrido do mapa pela aviação, a indústria de turismo vai muito bem. Todo ano surgem navios maiores e mais luxuosos. Hoje os grandes são maiores que um porta-aviões nuclear classe Nimitz e botam qualquer Titanic no chinelo.
Ano passado falamos do Quantum of the Seas, da Royal Caribbean, com direito a uma varanda revolucionária. Eis que prestes a ser lançado — a expectativa é novembro de 2014 — mais detalhes aparecem e olha, o bicho está bonito. E moderno.
O Quantum of the Seas terá apps de smartphone onde você poderá acompanhar sua bagagem, via RFID, sabendo aonde cada mala está. Uma pulseira com a mesma tecnologia será usada para abrir portas, pagar por compras, etc. Tablets serão usados para reservar eventos, escolher seus pratos para o jantar e até saber que horas o standup do Rafinha Bastos começa.
Tablets aliás são a palavra-chave. A Royal Caribbean vai distribuir, di grátis Tablets Windows para todos os tripulantes do Quantum. E para os outros funcionários. Serão 40 mil tablets integrados com os sistemas de bordo dos navios.
Internet aliás é o que não falta. Em vez de usar serviços lentos de baixa velocidade o Quantum of the Seas usará uma tecnologia de satélite que concentra o link direto no navio, conseguindo assim velocidades muito maiores. Quão maiores? O Quantum terá banda larga a uma velocidade maior do que a de todos os outros navios de cruzeiro do mundo. Combinados.
Veja o vídeo de demonstração. Para quem gosta de tecnologia é um paraíso.
Royal Caribbean International — All New Technology Onboard Smartship Quantum of the Seas
O que achei mais legal é o barman-robô, pois se há algo que me irrita profundamente são essas viúvas do Tom Cruise que ficam jogando garrafa pro alto em vez de fazer logo a porcaria do meu drink.