Carlos Cardoso 8 anos e meio atrás
Ano passado a Western Digital colocou no mercado um HD de 6 TB pressurizado com hélio, o que provavelmente fazia as vozes das atrizes nos filmes educativos ficarem bem engraçadas. Era uma capacidade de armazenamento imensa pra maioria dos mortais, mas isso não significa que a evolução havia chegado ao fim. As pesquisas continuam, e agora a Seagate respondeu com um HD de OITO terabytes.
Clientes VIP estão recebendo os equipamentos. Até o final do ano há indícios de que discos de 10 TB chegarão às lojas.
Fui fazer uma pesquisa e quase caí da cadeira. Aqui, no Brasil, um Seagate de 4TB já custa a merreca de R$ 400,00.
Ainda não há informações de quando e quanto, mas espera-se que em breve reles mortais possam usufruir desse Seagate de 8 TB, mas eu simplesmente não recomendo.
O custo de HD hoje em dia é algo muito barato mas você está colocando muitos ovos em uma cesta só. Fica a tentação de atuchar toda sua vida digital em um equipamento que sob qualquer ponto de vista realista não deveria funcionar. Você tem 5 ou 7 discos de vidro ou metal girando a 7.200 rotações por minuto. Cada disco desses é percorrido por uma cabeça de leitura flutuando por sustentação aerodinâmica, a um pentelhonésimo de centilhômetro da superfície.
Um HD é algo que deveria quebrar só da gente olhar pra ele.
Não é mais questão de backup, é preciso investir em soluções RAID, pelo menos um espelhamento, para ter um mínimo de paz espiritual, e HDs topo de linha se tornam caros demais. Minha dica é: deixe de ser fominha, compre aquelas cases com espelhamento e monte com HDs de preço razoável, como os de 2 TB ou 3 TB. Se precisar de mais armazenamento, repita o processo. Se der caca você perde pouco ou nada.
A não ser que você tenha grana, aí compre logo um daqueles NAS RAID 5 e encha de HDs de 8 TB. Aceitamos doações.
Fonte: ET.