Carlos Cardoso 9 anos atrás
O humor é talvez a arma mais temida por qualquer regime totalitário. A incapacidade de rir de si mesmo é uma constante. Stalin mandou um monte de engraçadinhos para a Sibéria. Hitler prendeu comediantes, mesmo não-judeus. Coisas como o tradicional Jantar de Correspondentes de Imprensa da Casa Branca, onde o Presidente é sacaneado publicamente são impensáveis para essa gente.
Esses regimes agem como se qualquer piada fosse derrubar o governo, Se levam tão a sério que uns anos atrás o Irã lançou um concurso de charges e cartoons anti-semitas. Um grupo de cartunistas israelenses não gostou e respondeu na mesma moeda: fizeram um concurso próprio, para ver quem produzia o melhor e mais ofensivo quadrinho anti-semita. Não precisa dizer que foram bem melhores que os iranianos.
A bola da vez é o Grande Líder Kim Jong-Un, que entre um Cheeseburger e outro comanda com mão de ferro a Melhor Coréia.
Ele não gostou nada de um vídeo que se espalhou pelas interwebs. Não que a população lá tenha acesso, mas desrespeito é desrespeito e no melhor estilo Nissim Ourfali, a Coréia do Norte achou que assim não dava, assim não podia e pediu à China que o vídeo fosse retirado da internet. Eu sei, remover algo da internet é como tirar xixi de piscina, mas como o vídeo foi criado por um chinês de nome Zhang, talvez Beijing tivesse alguma influência e…
Nope. A China disse que não consegue (ou não se importa em) tirar o vídeo do ar.
Pior, o negócio é uma bobagem. Uma daquelas montagens toscas onde a cabeça do Grande Líder é inserida em outros vídeos de YouTube. Não é denúncia, não é gravação secreta, não tem mensagem política nenhuma. É uma zoação mais inofensiva que a Dilma do Zorra Total.
O Codinome V disse que o povo não deveria ter medo do Governo, o Governo deveria ter medo do povo. OK, mas ter medo desse vídeo é ridículo.
Fonte: NPR.