Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook não gosta de Pirocas

Facebook não gosta de Pirocas

Facebook não gosta de Pirocas. É sério.

10 anos atrás

Dooku-Obsession5

E não é uma implicância específica. Se for Piroca o Facebook passa o facão. Foi o que aconteceu com a família de Nilmar Piroca, que descobriu que sua conta havia sido apagada. A família Fuck também vive esse problema, chegando a trocar a grafia online para FUC. Imagino que os Boquettes tenham dificuldades iguais.

A maioria desses nomes são estrangeiros, e não tem significados pitorescos, vide o aprazível recanto panamenho chamado “Boquete”, mas quando temos que lidar com um monte de idiomas fica meio impossível escapar. Isso é um problema por exemplo para o cinema. George Lucas bem que tentou mas os tradutores brasileiros de Star Wars tiveram que cortar um dobrado para adaptar nomes como Conde Dooku, Capitão Panaka e Mestre Jedi Sayfo Dias.

No caso do Facebook caíram no caso clássico dos filtros burros, que não impedem ninguém de falar palavrão, mas afetam os eventuais usos legítimos. Há casos clássicos, como o filtro que bloqueou acesso ao site da Casa Branca, por causa de referências ao gato do casal Clinton, Socks.

Outro exemplo sensacional foi o de um site cristão (sempre eles) tão homofóbico que a própria menção ao termo “gay” era proibida. Os filtros automáticos trocavam o termo por… bem… veja você como o corredor Tyson Gay ficou:

cristao.site

A Família Piroca teve final feliz. Nilmar mostrou os documentos (dsclp) e provou que era Piroca de batismo, e depois de meses brigando com suporte, a conta voltou. Foi uma vitória mas com mais e mais sistemas automatizados filtrando e “protegendo” as criancinhas inocentes que CLARO desconhecem o RedTube, é de se esperar que Pirocas e assemelhados tenham um futuro sombrio. A única esperança é o desenvolvimento de filtros mais inteligentes, mas não aposto minhas fichas nisso.

O mais provável é que gente burra que se ofende com qualquer bobagem utilize de ferramentas de controle dos sites para denunciar os nomes, causando mais transtorno na vida de quem não tem controle nem merece ser discriminado por nascer Gay. Ou Piroca.

Fonte: O Globo.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários