Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast #36 — Aquele com as drogas

SciCast #36 — Aquele com as drogas

Desde o início da humanidade usamos drogas, tanto sofrendo com seus efeitos quanto os aproveitando. E desde o primeiro registro do uso de ópio, em 5000 AEC, tentamos compreendê-las e lidar com elas, algumas vezes com sucesso, outras nem tanto. Ouça atentamente o SciCast desta semana.

10 anos atrás

SciCast_MP3Cover

Desde o início da humanidade usamos drogas, tanto sofrendo com seus efeitos quanto os aproveitando. E desde o primeiro registro do uso de ópio, em 5000 AEC, tentamos compreendê-las e lidar com elas, algumas vezes com sucesso, outras nem tanto. Por muitas delas serem criminalizadas, e oferecerem perigo para a nossa mente e corpo, este assunto geralmente é tratado com muito cuidado, e até hoje causa imensa discussão, mesmo já estando presente na sociedade humana há milhares de anos. Estamos aqui para mudar isso; teremos uma conversa aberta, científica, e cheia de piadas ótimas (é… mais ou menos).

Neste episódio, o psicólogo Alexandre Costa (Autismo Brasil e iTech Hoje) vai nos ajudar a esclarecer as questões sociais, psicológicas e biológicas sobre drogas. Temos também o nosso “mórmon” SilmarRonaldo “Larica”, e nossos químicos de plantão (que estavam loucos para fugirem da gravação e virarem versões baratas de Walter White): Estrela e André. Descubra a diferença entre o efeito físico e psicológico das drogas, o motivo real por trás da Revolução Francesa e como enganar o tráfico local com uma droga nada convencional.

ATENÇÃOeste podcast respeita as leis vigentes no país, em particular o Artigo 33 da Lei nº 11.343 de 23 de agosto de 2006, cuja redação é:

Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar…

Pena — reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.

Nenhuma informação detalhando modos de cultivo, preparo, distribuição e comercialização será repassada aqui, nem responderemos perguntas neste sentido. Somos um veículo de divulgação científica e informação com fins culturais. Discutiremos sobre as drogas, entorpecentes e substâncias psicoativas (sendo eles lícitos ou ilícitos) do ponto de vista científico, analisando efeitos fisiológicos e sócio-econômicos.

Portanto, se você quer ficar doidão, veio ao lugar errado.

Visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários