Carlos Cardoso 9 anos atrás
Toda vez que surge uma nova geração de protocolos de telefonia celular é a mesma coisa: empresas, consórcios e grupos de interesse se pegando de paulada, cada um puxando a sardinha pro seu lado. No final, acabamos com formatos que nem sempre são ideais, que levam muito mais tempo para implementar e que a própria escolha consumiu anos desnecessários.
Agora parece que será diferente. A Pior Coréia é sede da Samsung, LG e várias outras empresas de ponta, e quanto mais cedo chegarem a um padrão ele poderá ser desenvolvido com garantias de que não jogarão pesquisa fora. A Europa por sua vez adora regular tudo, a ponto de determinarem regras para o grau de curvatura aceitável em bananas. Desta vez decidiram dedicar seu tempo a algo mais útil.
A Comissão Européia e a Pior Coréia assinaram um acordo de cooperação onde irão desenvolver em conjunto o protocolo para comunicação de dados celulares de 5ª Geração. Mas não saia correndo para a Loja da Samsung ainda.
O 5G ainda não está pronto. Os programas conjuntos de pesquisa e desenvolvimento só começarão em 2016/2017. Espera-se que o 5G chegue ao mercado em algum momento entre 2020 e 2030.
Quando chegar será uma maravilha, claro. Envolverá TV em alta definição, armazenamento na nuvem, jogos e velocidades de fibra na casa dos gigabits. Prometem que com uma conexão 5G você será capaz de baixar 1 h de vídeo HD em 6 segundos, ao contrário das conexões atuais 4G, onde o mesmo filme levaria 6 minutos para ser baixado.
Em teoria, claro.
Se posso brincar de profeta, e hoje é terça-feira, 21 de agosto de 2025, e você está lendo este texto via link cerebral direto enquanto passa o tempo até seu Aerotrem chegar, posso garantir: você está reclamando da franquia de sua operadora de dados, da bateria de seu OmniPad, do interminável buffering do NetFlix 16K e dos anúncios do YouTube.
Fonte: BI.