Carlos Cardoso 9 anos atrás
Quando o Windows começou a se estabelecer como interface gráfica muita gente continuou (e isso é válido até mais ou menos semana passada) com um ícone apontando para um programinha DOS nesse programa aí em cima.
O xTree, nas mãos de um usuário habilidoso, permitia que você gerenciasse arquivos com mais facilidade do que qualquer Explorer do Windows 3.0 ou Finder do OSX Yosemite ou anterior.
Com o tempo, claro, ele caiu em desuso. Nossa necessidade de gerenciar arquivos individualmente foi diminuindo, e nos smartphones praticamente nunca existiu. Mesmo assim uma minoria barulhenta EXIGE gerenciamento de arquivos no Windows Phone, no iOS e no Android.
As consequências podem ser bem nefastas, ainda mais em ambientes onde cada app existe dentro de uma sandbox.
A Microsoft sabe disso, e tomou providências pra que ninguém faça caquinha com o App FILES, disponibilizado recentemente para Windows Phone 8.1.
É possível copiar, mover, apagar, fazer preview e executar arquivos, mas você só tem acesso às áreas públicas dos discos, tanto interno quanto externo. E só. Nada que você não consiga fazer espetando o aparelho em um computador. TALVEZ seja útil se você tiver muitas fotos e filmes para passar para o micro-SD de alguém, mas é um caso muito, muito específico.
Pessoalmente achei um app desnecessário, não por não ter grandes recursos, mas porque nos equipamentos de hoje em qualquer um dos 3 sistemas operacionais principais (você não, WebOS. Quieto, Blackberry, sit. Good Boy) o meio-ambiente funciona bem o suficiente sem que o usuário interfira debaixo do capô.