Meio Bit » Arquivo » Internet » Tuiteiro turco preso por blasfemar contra Alá

Tuiteiro turco preso por blasfemar contra Alá

Essa é pra fazer a gente pensar. Reclamamos daqui mas no máximo rola um processo, e temos que xingar muito. Na Turquia um sujeito pegou 15 meses de prisão pelo terrível crime de… criar um perfil humorístico de Alá no Twitter.

10 anos atrás

Muhammad cartoon

Dependendo de onde você se situe no espectro político brasileiro vivemos a utopia da liberdade online e a oposição pretende censurar vigiar prender e arrebentar, ou vice-versa. É divertido: se uma página não carrega imediatamente ou foi a Dilma, ou o Aécio, ou o PT ou a Globo que ordenaram ao Facebook, Google ou Microsoft que a censurassem.

Excessos à parte, como a mania de políticos de todos os partidos de mandar calar judicialmente quem não lhes interessa, o Brasil ainda é bem melhor do que Cuba, a Melhor Coréia e, principalmente, países muçulmanos, como por exemplo o esquizofrênico Irã, onde 6 jovens são presos pelo terrível pecado de aparecer em um vídeo online… dançando. Sim, Footloose, all over again.

Um país que vive uma eterna briga entre o conservadorismo religioso e o secularismo é a Turquia, mas é mais tolerado por ser parte da OTAN, aliado do ocidente. O que só piora quando vazam casos como o de um tal Ertan P.

Admito, ele não é muito inteligente, e por causa disso foi condenado. Qual o crime terrível que Ertan cometeu?

Isto:

god1

Bom e velho OCriador. Anda meio capitalista, cheio de merchã, mas pensando bem, sempre foi.

Ou isto:

god2

Esse cara tem mais de 1 M de followers e já foi entrevistado pelo Neil DeGrasse Tyson.

A diferença é que ele fez assim:

god3

Hahahahha ótima, né?

O exu achou que, em um país com leis específicas contra blasfêmia conseguiria se safar com uma conta de Twitter humorística? Logo do pessoal mais sem senso de humor do planeta, que mata por causa de caricaturas?

A Turquia, que já vive um rebu entre governo e redes sociais, com censura de um lado, justiça forçando liberação de serviços do outro, não está no clima para brincadeiras. Por causa disso o Lek Zuão pegou 15 meses de cadeia, numa prisão turca. Não deve ser nada agradável.

O pior disso tudo é ainda existir o crime de blasfêmia. Não faz sentido. Se a Entidade Onipotente supostamente ofendida não fez nada, não é muita pretensão um macaco pelado recém-saído de uma poça de gosma achar que está corrigindo uma injustiça, defendendo a tal Entidade?

Fonte: Yahoo!

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários