j. noronha 9 anos e meio atrás
Só quem passa muito tempo na frente de uma tela de computador sabe o quanto é difícil desligar o cérebro ao deitar. Pensando nisso, cientistas desenvolveram um aplicativo para smartphone que usa a imaginação para ajudar você a dormir.
O mySleepButton funciona de forma a evitar pensamentos que tiram o sono, ativando o mecanismo que ajuda a dormir. Ele utiliza conceitos da ciência cognitiva, um estudo multidisciplinar do cérebro e os processos que ele envolve.
Baseado em uma técnica batizada de “cognitive shuffle”, ou mistura cognitiva, em livre tradução, o aplicativo foi desenvolvido pelo pesquisador Luc Beaudoin, da Universidade Simon Fraser, do Canadá. Ele funciona fazendo com que o usuário imagine vários objetos e cenas em um curto espaço de tempo.
“Em um momento o usuário é estimulado a pensar em um bebê, depois um jogo de futebol, feijão, uma bola, uma cidade e assim por diante”, afirma Beaudoin. O método é baseado na natureza incoerente do sono.
Conforme você vai entrando no estágio inicial do sono, é comum a tendência a ter vários pensamentos sem conexão. O aplicativo leva o usuário a pensar de forma semelhante, tanto visual quanto aleatória. — Beaudoin
As áreas do cérebro que controlam o sono detectam que o pensamento lógico foi interrompido, isso facilita a transição para o sono de verdade.
O cérebro é basicamente enganado, já que são funções conscientes como planejar, preocupar-se ou pensar em problemas a resolver que retardam o sono quando se vai para a cama.
Quando você pensa em cenas e objetos aleatórios, você não consegue pensar em coisas concretas como seu casamento, divórcio ou a hipoteca. Nossos cérebros funcionam em uma trilha única, é difícil pensar em várias coisas ao mesmo tempo. — Beaudoin
O aplicativo também pode ajudar a melhorar a produtividade durante o dia, já que dormir bem é fundamental para que o cérebro funcione de forma efetiva.
Fonte: IBN Live.